Por que os papagaios podem falar?
Por: Adriana C.
02 de Julho de 2020

Por que os papagaios podem falar?

Biologia Zoologia Zoologia dos vertebrados Genética Vestibular Ensino Fundamental ENEM Ensino Médio Geral Zoologia Genética Reforço escolar Curso superior

A grande maioria dos animais consegue produzir apenas os sons característicos de sua espécie como o cachorro “au-au”, a vaca “Muu” entre outros tantos exemplos. Mas alguns animais são aprendizes vocais, e dentre eles, temos nós seres humanos, podemos aprender e produzir diversos tipos de sons. Temos também baleias e golfinhos, eles conseguem aprender naturalmente centenas de novas vocalizações ao longo da sua vida, ainda na lista dos mamíferos contamos com morcegos, elefantes e focas. Há também três aves que podem aprender a vocalizar, papagaios, pássaros canoros e beija-flores.  Um destaque especial aos papagaios, eles são bons aprendizes, às vezes até pegando sons de outras espécies e objetos ao redor deles. A aprendizagem vocal, como se constata, é um truque genético-neural interessante que requer algumas mudanças simples na regulação gênica.


Ao examinar os cérebros dessas aves, os pesquisadores notaram que seus cérebros contêm grupos de neurônios envoltos por uma proteção, que eles apelidaram de “núcleos musicais” ou “conchas”. Como as outras aves não possuem núcleos musicais, pesquisadores acreditam que essas estruturas provavelmente desempenham um papel fundamental na aprendizagem vocal.Em espécies de papagaios que são bem conhecidos por sua capacidade de imitar a fala humana possuem uma variação desses neurônios e da camada de “núcleos musicas” ou “concha” sendo esses relativamente maiores quando comparada a outras espécies. Além disso, em volta das conchas existe uma terceira região que dá apoio ao movimento, que explica também porque eles podem ser bons dançarinos.


O fato de humanos, papagaios e alguns pássaros poderem imitar o som de outras espécies é um exemplo de evolução de convergência, na qual duas espécies, independentemente, evoluem estruturas relacionadas a comportamentos parecidos.Podemos concluir que, as principais diferenças estruturais nos cérebros dos papagaios explicam a capacidade dessas aves imitarem sons e fala humana.

Papagaio

Artigo originalmente postado no Como Somos Biologia.

Fontes: [BBCMental FlossRevista Galileu]

Por: Adriana R. Cordeiro

R$ 60 / h
Adriana C.
Ponta Grossa / PR
Adriana C.
5,0 (3 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Genética Biotecnologia Biologia Profissional
Doutorado: Ciências - Bioquímica (Universidades Federal do Paraná)
Professora de Biologia e Bioquímica com 9 anos de experiência em ensino.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil