Por que os papagaios podem falar?
Adriana C.
em 02 de Julho de 2020

A grande maioria dos animais consegue produzir apenas os sons característicos de sua espécie como o cachorro “au-au”, a vaca “Muu” entre outros tantos exemplos. Mas alguns animais são aprendizes vocais, e dentre eles, temos nós seres humanos, podemos aprender e produzir diversos tipos de sons. Temos também baleias e golfinhos, eles conseguem aprender naturalmente centenas de novas vocalizações ao longo da sua vida, ainda na lista dos mamíferos contamos com morcegos, elefantes e focas. Há também três aves que podem aprender a vocalizar, papagaios, pássaros canoros e beija-flores.  Um destaque especial aos papagaios, eles são bons aprendizes, às vezes até pegando sons de outras espécies e objetos ao redor deles. A aprendizagem vocal, como se constata, é um truque genético-neural interessante que requer algumas mudanças simples na regulação gênica.


Ao examinar os cérebros dessas aves, os pesquisadores notaram que seus cérebros contêm grupos de neurônios envoltos por uma proteção, que eles apelidaram de “núcleos musicais” ou “conchas”. Como as outras aves não possuem núcleos musicais, pesquisadores acreditam que essas estruturas provavelmente desempenham um papel fundamental na aprendizagem vocal.Em espécies de papagaios que são bem conhecidos por sua capacidade de imitar a fala humana possuem uma variação desses neurônios e da camada de “núcleos musicas” ou “concha” sendo esses relativamente maiores quando comparada a outras espécies. Além disso, em volta das conchas existe uma terceira região que dá apoio ao movimento, que explica também porque eles podem ser bons dançarinos.


O fato de humanos, papagaios e alguns pássaros poderem imitar o som de outras espécies é um exemplo de evolução de convergência, na qual duas espécies, independentemente, evoluem estruturas relacionadas a comportamentos parecidos.Podemos concluir que, as principais diferenças estruturais nos cérebros dos papagaios explicam a capacidade dessas aves imitarem sons e fala humana.

Papagaio

Artigo originalmente postado no Como Somos Biologia.

Fontes: [BBCMental FlossRevista Galileu]

Por: Adriana R. Cordeiro

1 avaliação
Ponta Grossa / PR
Doutorado: Ciências - Bioquímica (Universidades Federal do Paraná)
Biologia Molecular Biologia Geral Biologia - Ressonancia Nuclear de Compostos Orgânicos Biologia Profissional Biologia para Ensino Fundamental Revisão e Formatação de Monografia e TCC de Biologia Biologia - Química Orgânica
Professora de Biologia e Bioquímica com 9 anos de experiência em ensino.
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 60 / aula
Conversar Whatsapp do professor Adriana C. Whatsapp do professor Adriana C. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 2 h e 29 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil