Fisiologia em Vingadores Guerra Infinita
Por: Adriane B.
27 de Julho de 2021

Fisiologia em Vingadores Guerra Infinita

Farmácia-Bioquímica Fisiologia

Os neurônios junto com as células da glia compõem o tecido nervoso, esse é responsável por gerar e transmitir o impulso nervoso, que é o estímulo necessário para o funcionamento de todos os órgãos.

neurônio é composto por dendritos, corpo celular (ou soma) e pelo axônio – que pode ou não ter bainha de mielina.

A comunicação neural ocorre através das sinapses, locais de comunicação entre neurônios, e entre neurônio e célula-alvo, que podem ser células musculares ou células glandulares.

Existem dois tipos de sinapses:

*Química – através da liberação e ação dos neurotransmissores, é o tipo predominante nos animais.

*Elétrica – através do transporte de íons pelas junções comunicantes, se fosse “para chutar” – seria o único tipo que ocorreria no Visão, já que ele possuí origem sintética e não é capaz de produzir neurotransmissores.

Os principais neurotransmissores são acetilcolina, noradrenalina, serotonina, dopamina, GABA e glutamato.

Os neurotransmissores são sintetizados pelos neurônios pré-sinápticos (especificamente no axônio) e liberados nas terminações axonais presentes nas sinapses, os neurotransmissores irão interagir com os receptores presentes nas membranas dos dendritos, dos neurônios pós-sinápticos. A interação neurotransmissor-receptor gera uma resposta celular que pode ser um potencial pós-sináptico excitatório, ocorrendo despolarização que pode gerar um potencial de ação, ou potencial pós-sináptico inibitório, ocorrendo hiperpolarização, afastando o potencial de membrana do limiar.

A) Neurônio pré-sináptico                 (B) Neurônio pós-sináptico  Mitocôndria  Vesícula secretora contendo neurotransmissor  Receptor pré-sináptico  Sinapse  Receptor pós-sináptico  Canal de cálcio voltagem dependente  Exocitose do neurotransmissor  Bomba de sódio-potássio

A) Neurônio pré-sináptico (B) Neurônio pós-sináptico
  1. Mitocôndria
  2. Vesícula secretora contendo neurotransmissor
  3. Receptor pré-sináptico
  4. Sinapse
  5. Receptor pós-sináptico
  6. Canal de cálcio voltagem dependente
  7. Exocitose do neurotransmissor
  8. Bomba de sódio-potássio

Desequilíbrio na síntese dos neurotransmissores origina os distúrbios mentais, tais como, ansiedade, depressão, Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer, esquizofrenia e outros.

Em um único neurônio ocorre milhares de sinapses ao mesmo tempo, o resultado final é obtido através da soma do efeito de cada sinapse. Essa seria uma das dificuldades / desafios de Suri em refazer todas as sinapses no Visão, pois as sinapses programadas com a Joia da Mente não estavam atuando coletivamente. Esse “erro”, na programação do Visão, pode ter ocorrido, pois, Tony Stark e Bruce Banner são da área de exatas (física) e não da área de biológicas. Portanto, apesar de inteligentes não dominavam os fundamentos da neurociência.

Quer aprender mais sobre neurofisiologia e neuroanatomia? Faça uma aula particular comigo ou tire suas dúvidas estou a disposição.

R$ 50 / h
Adriane B.
Goiânia / GO
Adriane B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Farmácia-Bioquímica - Histologia Farmácia-Bioquímica - Inorgânica Química Analítica Farmacêutica
Doutorado: Ciências Biológicas ênfase em Farmacologia e Fisiologia (Universidade Federal de Goiás)
Professor de biologia, farmácia, enfermagem, nutrição, biomedicina, principalmente das disciplinas básicas como fisiologia e anatomia.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil