20 Mistakes For Every English Learner To Avoid
em 29 de Abril de 2015
Se você está pensando em aprender um novo idioma, confira 10 benefícios psicológicos que vão incentivar seu progresso em uma segunda língua
Antigamente era comum acreditar que aprender duas línguas criava confusão na mente. Entretanto, uma visão mais aprofundada mostra que existem diversas vantagens em estudar um segundo idioma. Vários estudos comprovam que um segundo idioma pode beneficiar seu cérebro de diversas maneiras. Confira algumas delas:
Como resultado de uma aprendizagem bem-sucedida os centros de língua do cérebro costumam crescer, de acordo com pesquisa publicada em 2012. Por isso, quanto mais você aprende mais as áreas vitais do seu cérebro se desenvolvem.
De acordo com um estudo conduzido em 2012, o bilinguismo atrasa a doença de Alzheimer em até cinco anos nas pessoas mais suscetíveis.
Ser bilíngue pode levar a melhores habilidades de escuta, já que o cérebro precisa trabalhar mais para distinguir diferentes tipos de sons em duas ou mais línguas. Pelo menos é o que mostra um estudo realizado durante o ano de 2012.
Crianças de famílias bilíngues podem distinguir idiomas de que nunca ouviram falar antes, segundo estudo publicado no ano de 2011. Dessa maneira, a exposição a diferentes sons, como o catalão e o espanhol, ajuda a perceber a diferença entre outros idiomas, como inglês e francês.
Estudo publicado no início de 2013 mostra que bebês criados em ambiente bilíngue têm memória de trabalho mais forte do que a das crianças familiarizadas com apenas um idioma. Isso representa melhor desempenho em cálculo mental, leitura e outras habilidades.
Pessoas que falam duas línguas podem mudar de uma tarefa para outra com mais facilidade, como mostra estudo publicado em 2013. Elas tendem a apresentar mais flexibilidade cognitiva e acreditarem que é mais fácil se adaptar a circunstâncias inesperadas.
Pessoas bilíngues apresentam maior controle sobre sua atenção, além de serem mais capazes de eliminar distrações, segundo estudo de 2010.
O aumento das funções cognitivas, como aumento de atenção e capacidade de multitarefas, se apresenta em pessoas bilíngues por conta da capacidade de manter duas línguas ativadas ao mesmo tempo, além da monitoração contínua de qual delas é mais adequada para o momento. Segundo estudo de 1999, a mudança confere benefícios mentais.
Aprender uma nova língua pode mudar literalmente a maneira como você vê o mundo. Um estudo publicado em 2010 mostra que aprendendo Japonês, que possui termos básicos para azul claro e azul escuro, por exemplo, você pode passar a perceber as cores de uma maneira diferente.
Uma vez que a aprendizagem de uma segunda língua aumenta sua atenção para regras abstratas e estrutura da língua, isso pode melhorar a sua língua mãe.