
Discussões acerca do conceito "Problema"

em 13 de Novembro de 2019
Não é incomum em algumas aulas que ofereço me deparar com alunos que sofrem de um grave problema: a falta de confiança em si próprios e a frequente impressão de que não são capazes de realizar determinada tarefa. Durante as aulas, muitos desses alunos sempre antes de resolver qualquer passo da resolução de um determinado problema indagam se é aquele caminho o correto. "-5 vezes -7 é igual a... +35?" "-5 mais 7 é igual a.... 2?". É como que algo automático: antes de registrarem o que estão pensando, perguntam se pensaram de maneira correta. No entanto, essa não deve ser vista como um obstáculo para o professor, mas sim uma grande oportunidade para o mesmo identificar as lacunas de aprendizagem de conteúdos que os alunos possuem. O aluno ao perguntar se -5 vezes -7 dá +35 na maioria dos casos não está em dúvida quanto ao valor 35, mas sim se este vem acompanhado do sinal de positivo ou negativo. E isso dá uma boa oportunidade para o professor perceber que esse aluno ainda não domina o conhecimento sobre produto de dois números negativos, isso é, não atribuiu significado a esse conhecimento e também não decorou a "regra" que muitos decoram sem também saber o porquê, a regra do "menos com menos dá mais". E nessa história de "menos com menos dá mais" encontramos novamente alunos que pensam que -5-7 seja igual a +12. Novamente, esses alunos também estão dando oportunidade do professor perceber que eles não está atribuindo significado ao cálculo "-5-7", estão apenas decorando uma regra da multiplicação e utilizando-a de maneira equivocada. É preciso encorajar nossos estudantes a pensar, não a ser meros decoradores de regras que não fazem sentido algum no meandro do ensino de Matemática.