A importância de encorajarmos nossos estudantes
Alan S.
em 17 de Novembro de 2019

Não é incomum em algumas aulas que ofereço me deparar com alunos que sofrem de um grave problema: a falta de confiança em si próprios e a frequente impressão de que não são capazes de realizar determinada tarefa. Durante as aulas, muitos desses alunos sempre antes de resolver qualquer passo da resolução de um determinado problema indagam se é aquele caminho o correto. "-5 vezes -7 é igual a... +35?"   "-5 mais 7 é igual a.... 2?". É como que algo automático: antes de registrarem o que estão pensando, perguntam se pensaram de maneira correta. No entanto, essa não deve ser vista como um obstáculo para o professor, mas sim uma grande oportunidade para o mesmo identificar as lacunas de aprendizagem de conteúdos que os alunos possuem. O aluno ao perguntar se -5 vezes -7 dá +35 na maioria dos casos não está em dúvida quanto ao valor 35, mas sim se este vem acompanhado do sinal de positivo ou negativo. E isso dá uma boa oportunidade para o professor perceber que esse aluno ainda não domina o conhecimento sobre produto de dois números negativos, isso é, não atribuiu significado a esse conhecimento e também não decorou a "regra" que muitos decoram sem também saber o porquê, a regra do "menos com menos dá mais". E nessa história de "menos com menos dá mais" encontramos novamente alunos que pensam que -5-7 seja igual a +12. Novamente, esses alunos também estão dando oportunidade do professor perceber que eles não está atribuindo significado ao cálculo "-5-7", estão apenas decorando uma regra da multiplicação e utilizando-a de maneira equivocada. É preciso encorajar nossos estudantes a pensar, não a ser meros decoradores de regras que não fazem sentido  algum no meandro do ensino de Matemática.

São Paulo / SP
Mestrado: Mestrado Acadêmico em Educação Matemática (Universidade Estadual Paulista (UNESP))
Matemática para Concursos Matemática Nível Técnico Trigonometria Geometria Matemática para Ensino Fundamental Matemática para Ensino Médio Resolução de Problemas de Matemática
Professor de Matemática experiente e que fala a sua linguagem
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 55 / aula
Conversar Whatsapp do professor Alan S. Whatsapp do professor Alan S. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 43 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil