Discussões acerca do conceito "Problema"

Reflexões em torno de uma noção central no processo de ensino, aprendizagem e avaliação de Matemática

Matemática Ensino Médio Ensino Fundamental ENEM Reforço Escolar Álgebra Funções Concursos Geometria Resolução de problemas Trigonometria Ensino Superior Números Geral Técnico
Discussões acerca do conceito "Problema"
Alan S.
em 13 de Novembro de 2019

Diversos pesquisadores preocupados com o ensino de Matemática ao longo dos anos tem se preocupado com definir o que se considera um problema. Ao ingressar no mestrado acadêmico em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) passei a refletir mais profundamente sobre o que entendo por problema. Em linhas gerais, um problema em Matemática pode ser considerado como aquilo que não sei fazer mas estou interessado em fazer. Filosófico, não? Mas é isso mesmo. Diversos professores tem erroneamente afirmado que trabalham com seus estudantes a partir da metodologia de Resolução de Problemas. Ora, se estamos concebendo o problema como algo que não sabemos fazer mas temos interesse em fazer, certamente esses professores não estão trabalhando com a metodologia de Resolução de Problemas, uma vez que pouco despertam o interesse de seus estudantes ao ensinar Matemática. Na verdade, esses professores trabalham a partir do paradigma do exercício estudado por Cotton (1998). Esse autor percebeu que a aula de matemática é basicamente dividida em dois momentos: No primeiro o professor volta-se ao quadro, com pouco ou nenhum diálogo com os alunos e apresenta algumas ideias e técnicas matemáticas. Em seguida, os alunos trabalham com exercícios seleccionados, geralmente trabalhando conteúdos que acabaram de ver serem apresentados pelo professor, necessitando tão somente da aplicação de uma fórmula para a resolução. Nesse caso, muitas vezes não há a justificação da relevância dos exercícios e há o reforço da premissa central do paradigma do exercício: a ideia de que para cada questão em matemática existe uma, e somente uma, resposta correta. O que viemos pesquisando e desenvolvendo em escolas paulistas a partir do Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas (GTERP) é bastante diferente. Buscamos ensinar Matemática através da Resolução de Problemas. As aulas são iniciadas a partir de problemas que gerem interesse no aluno e que permitam ao estudante compreender a necessidade e relevância do que se está estudando. Muitos ainda são os desafios a serem enfrentados no ensino de Matemática no país, e é a motivação e satisfação dos estudantes após cada aula o que tem nos motivado a cada dia mais pensar em novos problemas e situações para trabalhar com nossos alunos. Um grande abraço, foco nos estudos de final de ano, galera.

São Paulo / SP
Mestrado: Mestrado Acadêmico em Educação Matemática (Universidade Estadual Paulista (UNESP))
Matemática para Concursos Matemática Nível Técnico Trigonometria Geometria Matemática para Ensino Fundamental Matemática para Ensino Médio Resolução de Problemas de Matemática
Professor de Matemática experiente e que fala a sua linguagem
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 55 / aula
Conversar Whatsapp do professor Alan S. Whatsapp do professor Alan S. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 39 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil