A 4ª Revolução Industrial
Por: Aline B.
20 de Fevereiro de 2018

A 4ª Revolução Industrial

Uma realidade atual.

História História Geral Vestibular ENEM Atualidades Atualidades para Vestibular Preparação para o vestibular Atualidades para Vestibular e Concursos Atualidades para Concursos

      A História da Humanidade é caracterizada pela constante mudança de comportamento ou de lugares. O Homem pré-histórico já percebeu isso, e, deixou, aos poucos, de ser sedentário e passou a ser nômade, principalmente, pela busca de alimentos. E esse comportamento ocasionou períodos de mudanças profundas na História.

As Revoluções Industriais tiveram como fases: 

- 1ª Revolução Industrial: ocorreu na Inglaterra do Século XVIII, com o surgimento da máquina a vapor, ou seja, tudo era produzido de forma lenta e em pouca quantidade;

- 2ª Revolução Industrial: ocorreu nos Estados Unidos no final do Século XIX e início do Séculos XX; surge a maquinofatura, em outras palavras, surgem algumas máquinas, mesmo que arcaicas, que auxiliavam na produção, fazendo com que se produzisse um pouco mais, e em um tempo menor; sugem o telefone e o rádio.

- 3ª Revolução Industrial: ocorreu também nos Estados Unidos, no Pós Segunda Guerra Mundial, após o ano de 1945;  a vez da máquina; fortalecimento do Sistema Capitalista; surge o mercado financeiro; o excesso de produção, de busca de matéria-prima, começa a ocasionar grande preocupação ambiental.

Mas, afinal o que é a 4ª Revolução Industrial? 

    Esse período é o que se vive hoje, ano de 2018, todas as outras fases mencionadas acima foram fundamentais para que ela surgisse, e, foi até impulsionada, principalmente, após o surgimento do telefone e do rádio. Sim, é o período que a tecnologia começa a trabalhar em prol do capital, buscando encurtar as distâncias geográficas que existem entre o produtor e o comprador. A revolução que globalizou o Mundo (Acesso em: 20 de Fevereiro de 2018). Essa fase gerou uma produção em massa de produtos, facilidade de compra, porém, isso pode gerar uma certa dependência de consumo. Mas isso, será o meu próximo artigo, que já está sendo escrito e estará disponível para vocês aqui na plataforma.

Bons estudos!

Att,

Prof. Aline

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil