Aprender e ensinar Filosofia como razões de uma mesma intenc
Por: Álvaro A.
08 de Março de 2016

Aprender e ensinar Filosofia como razões de uma mesma intenc

Filosofia

O ensino de Filosofia é também uma ação filosófica. Traz de imediato  as questões de como ensinar e aprender esta disciplina e sobre o ato de filosofar. O que é a filosofia e como ensinar? A Filosofia é meramente racionalizar ou também envolve o afeto e a alteridade?… São interrogações iniciais para a prática filosófica, do ato único de aprender, ensinar e filosofar.

Uma filosofia da vida, para além do mero depósito de conteúdos, mas, como um ato de educação comprometido com a libertação do pensamento.

A partir do livre pensar, e sem ignorar a tradição da filosofia, a intenção está posta como uma problematização do mundo, na reflexão do homem em si mesmo e na relação da alteridade humana ao encontro de outros seres que compartem o mesmo habitat comum, a Terra.

É um ato em busca de cumprir a potência correspondente. Como em Gabriel Tarde, crer que tudo o que acontece no mundo traz em si uma radiação de possíveis realidades, a transformação em ato de uma potência do possível. Existir é passar do possível ao real. Que assim seja.

R$ 60 / h
Álvaro A.
Goiânia / GO
Álvaro A.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Filosofia - Professor Particular Filosofia - Aulas Particulares Acompanhamento Escolar em Filosofia
Graduação: Filosofia (Universidade de Brasília (UnB))
O ensino de Filosofia é também uma ação filosófica, que traz de imediato as questões sobre como ensinar e aprender a aprender filosofia.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil