Aprendendo um novo idioma: 11 segredos infalíveis que te aju
Por: Amanda W.
07 de Julho de 2015

Aprendendo um novo idioma: 11 segredos infalíveis que te aju

Inglês Nativo Tradução Vocabulário Comunicação Fala Falante nativo Prática Americano Aprendizado Aprendizagem Cultura Estudos Viagens Contexto Viajar Trabalho Profissional Verbos Língua Dia A Dia Cursos Música

Dominar um segundo ou terceiro idioma é o objetivo de muitas pessoas. Seja para destaque profissional, para lazer e viagens ou apenas para enriquecer sua cultura aprender uma língua é um desafio que enfrentamos com muito mais recursos nos dias de hoje.

Ficou ultrapassada a ideia de que para aprender uma língua é necessário ter um dom inato ou mesmo que só com a vivência no exterior é possível atingir esse objetivo.

De anos de estudos, dos resultados de diversas pesquisas e da nossa experiência de mais de 25 anos de ensino em cursos de inglês e francês separamos 11 atitudes que certamente farão a diferença para quem está aprendendo uma língua estrangeira e quer tornar esse aprendizado mais rápido.

A eficiência dessas práticas, que comprovamos com nossa experiência, foi também sustentada pela conclusão de estudos na área de psicologia e educação, para saber mais consulte as referências ao final do artigo.

Então, como aprender mais rápida, fácil e efetivamente um novo idioma? Uma observação importante é que essas dicas valem para QUALQUER PESSOA e não, não estamos falando de viver em outro país para aprender uma língua, estamos falando de aprender aqui e começando agora.

Foque no que é relevante para você

Significado, relevância, atenção e memória estão diretamente ligados.

Se você tem um objetivo que é aprender uma língua para um determinado fim (estudar fora, viajar, ler em outro idioma ou apenas aumentar sua cultura) você deve focar nisso, e colocar sua atenção nisso, prestando atenção a tudo que possa te ajudar a entender e compreender como funciona o novo idioma.

Aprender uma nova língua é como usar uma ferramenta. Nós aprendemos a usar uma ferramenta usando-a. E aprendemos mais rápido a usá-la se ela for relevante para nós, se queremos utilizá-la para algo que é importante para nós. Assim, ao iniciar essa jornada devemos procurar nos manter em contato com a nova língua no máximo de situações possíveis, na internet, com alguém que já fala, assistindo filmes, ouvindo música, etc.

Um ponto importante a ressaltar é que o estado emocional também influencia no ritmo de aprendizado. Se você estiver triste, chateado, preocupado, bravo ou com algo incomodando seu bem-estar vai ser mais difícil aprender. Para otimizar seu aprendizado você precisa estar num estado relaxado, feliz e curioso.

Bom, partindo dessas bases vamos às 11 atitudes:

1. Use a língua como uma ferramenta para se comunicar desde o primeiro dia

Comece agora. Pense no que já sabe, cole post-its pela casa com o nome das coisas, faça frases, cante, mas comece hoje a usar seu novo idioma.

Aprender uma língua é como aprender a tocar um instrumento ou um esporte, depende de treino. No começo pode parecer esquisito você usar uma língua que conhece tão pouco, mas é no uso diário e constante que o seu repertório vai ganhando corpo e que você vai dominar esta nova ferramenta, pouco a pouco.

2. Procure entender a mensagem antes de traduzir.

É mais fácil e eficiente aprender entendendo a mensagem na nova língua, mesmo que não entenda cada palavra, do que traduzindo. Quando você entende primeiro a mensagem você aprende a língua inconscientemente.

A compreensão da mensagem, mesmo sem o conhecimento de todas as palavras utilizadas, é feita pelo contexto, pela situação, pelo uso de imagens, objetos concretos e até mesmo pela linguagem corporal, além de recorrer ao que já aprendeu em experiências passadas.

Nessa técnica, a inferência de significado e a dedução da mensagem é que fazem com que a língua seja adquirida inconscientemente.

Portanto, estudar por um método comunicativo que foca na compreensão intuitiva é muito mais eficaz que estudar por um método de abordagem gramatical.

3. Pratique diariamente

Aprender uma língua vai muito além de “estudar” no sentido tradicional. Aprender uma língua tem muito mais a ver com treino do que com estudo.

Treino? Sim, treino!

Falar uma língua é uma atividade física. Falar uma língua também é uma atividade mental. Mas focar apenas neste aspecto da aprendizagem não funciona. Portanto, aprender depende de treino. Treino é esforço, leva tempo e exige dedicação.

Apenas para exemplificarmos pense no seguinte: seu rosto é composto de 43 músculos. Esses músculos precisam ser coordenados de uma maneira nova quando você está falando um idioma novo. Encontramos aí um treino de coordenação motora.

Uma comparação interessante é que após algum tempo praticando o mesmo fonema (som) se você vir a sentir seus músculos doendo é sinal de que sua prática está correta. É como a dorzinha no dia seguinte ao treino puxado de abdominais, ou no primeiro dia de um novo esporte. É um esforço diferente do que você está acostumado ao qual seu corpo está respondendo.

4. Escute muito

Você já parou para pensar em como uma criança aprende sua língua nativa? Como um francês aprende francês ou como um americano aprende inglês, ou nós mesmos quando aprendemos o português. Simples, ouvindo e estando em contato com ele o tempo todo.

A criança está em contato direto com o idioma o tempo todo, principalmente ouvindo, mas também tentando imitar, imitar até conseguir repetir o som, o gesto, etc. É aí que entra nossa próxima dica.

5. Copie, Imite!

A pura imitação é a forma mais natural de aprender a falar uma nova língua, a articular. Se for divertido então, e sem muita cobrança, apenas o esforço já basta e com o tempo a imitação se aproxima da fonte imitada.

Ao assistir um vídeo ou falando com alguém procure imitar os gestos da boca, do rosto para aprender como fazer, como falar. Aprender a falar é uma brincadeira de imitar. Então brinque! Pode exagerar um pouco, pode até fazer piada. Brinque com os sons e com os gestos. Procure sentir como é quando você está falando outra língua.

Só você pode sentir como é aquela nova língua, de dentro para fora.

6. Foque no principal

No idioma inglês, aproximadamente 1000 palavras cobrem 85% do que uma pessoa precisa falar na sua vida cotidiana. Então quando estiver começando não se preocupe em saber como formular uma hipótese ou frases elaboradas.

Procure aprender frases simples, palavras muito usadas, números e todo aquele vocabulário que você usa no dia-a-dia. Assim fica mais fácil de você memorizar e em pouco tempo você já estará conseguindo se comunicar.

7. 4 frases básicas

Essas 4 frases básicas são suas aliadas quando estiver falando com alguém em outro idioma, seja seu professor ou um falante nativo, etc. Quando tiver alguma dificuldade, não se desespere, e pergunte o que deseja saber:

- O que é isso? (What is it? / Qu’est-ce que c’ est ?)

- Como se diz ...? (How do you say...? / Comment on dit...?)

- Não entendi... (I don’t understand… / Je ne comprends pas…)

- Pode repetir? (Could you repeat? / Vous pouvez répéter ?

8. Comece a misturar (verbos, substantivos, adjetivos)

Depois de conhecer algumas palavras básicas, alguns verbos, alguns substantivos e outras palavras chaves é a hora de começar a misturar.

Por exemplo, um sujeito (the cat) e uma ação habitual (walks) e para terminar um lugar (on the sidewalk), pronto! Você tem a frase "The cat walks on the sidewalk". Claro, essa frase é simples, mas comece aos poucos e verá seu vocabulário e sua capacidade de construir frases e comunicar crescendo a cada dia.

9. Preste atenção na linguagem corporal

A comunicação efetiva vai muito além das palavras. Nós nos comunicamos com o corpo todo. Por isso muitas vezes a mensagem será passada mais pelos gestos e atos do que essencialmente pelas palavras. Então, preste atenção à linguagem corporal, pois ela dá muitas dicas de qual é a mensagem, e assim você entende sem necessariamente saber exatamente o que está sendo dito

10.  Não traduza!!!

É muito mais efetivo conectar as palavras diretamente a uma imagem ou ao seu significado do que traduzir para o seu idioma nativo. Seu cérebro vai assimilar diretamente um ao outro sem precisar pensar em português (ou sua língua nativa).

Ouvir uma palavra repeti-la e apenas saber do que se trata, seja por um gesto, uma imagem ou objeto concreto é extremamente eficiente como método de aprendizagem, pulando muitas etapas em relação à tradução.

Numa tradução seu cérebro tem que percorrer um caminho muito longo entre a palavra em si e seu significado, muitas vezes se perdendo no caminho. Dessa forma a memorização e a compreensão são prejudicadas.

Se não tiver essas etapas será mais fácil lembrar na próxima vez.

11. Comece já !

E por fim, a dica mais importante de todas é a seguinte. Se você quer aprender um novo idioma comece hoje!!

Saia do seu trabalho e comece a pensar em inglês, tente entender uma música, fale com alguém que já sabe, enfim. Tome uma atitude para se manter em contato com o idioma almejado.

Quanto antes você começar, antes chegará ao seu objetivo.

 

Referências:

R$ 95 / h
Amanda W.
Curitiba / PR
Amanda W.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês Profissional Inglês com uma Abordagem Comunicativa English Expressions
Graduação: Direito (Universidade Federal do Paraná (UFPR))
Aprenda comigo Inglês, Português para estrangeiros, Francês
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil