IMPACTOS DA EPIDEMIA DO CORONAVÍRUS
Por: Amanda S.
06 de Março de 2024

IMPACTOS DA EPIDEMIA DO CORONAVÍRUS

ARROGÂNCIA E HUMILDADE: ATITUDES EM CONFLITO E A HUMANIDADE EM RISCO

Redação Redação Ensino Médio Apoio Ensino Fundamental Ajuda Correção de redação ENEM Redação nota 1000 Redação perfeita

Muito se tem discutido, recentemente, acerca do vírus que não só afetou, como ainda afeta, o mundo de forma gradativa e ocasiona impactos que despertam preocupações nas diversas áreas, como economia, educação, lazer, saúde, ente outras. O coronavírus, teve sua manifestação constatada, em primeiro instante, na China e tem por característica a presença de sintomas típicos de um resfriado. Entretanto, o vírus em questão, não se assemelha em nada com uma gripe quando se trata das infecções graves que se alastram por todo organismo. Apesar disso, a pessoa contaminada, por vezes, é levada a ignorar a gravidade da doença e se automedicar, como se tratasse de um resfriado simples e corriqueiro, sem imaginar a gravidade e consequências sofridas em vista da doença, como a morte. 

Com o alarde mundial da propagação da doença, países adotaram diversas medidas preventivas, ainda assim, muita das vezes ignoradas pelos habitantes e líderes políticos, que acabam por questionar sobre a real necessidade das determinações estipuladas. Em consequência disso, vê-se, a todo instante nos meios de comunicação, informações cada vez mais detalhadas a respeito das medidas adotadas, quadro do vírus e como a sociedade de diversas nações se comportam diante do cenário mundial. Países que apresentam precariedade na qualidade do sistema de saúde, retratam, cada vez mais, circunstâncias que geram uma reflexão precisa do valor da vida e como nossas ações afetam não somente a nós como também a todos que nos cercam. 

A proposta de isolamento social, prescrita como atitude de prevenção, trouxe ações muita das vezes egoístas, mas ao mesmo tempo questionáveis para a vida das pessoas. Podemos citar como exemplo primário, a superlotação em supermercados para compra de mantimentos, produtos de higiene e limpeza em grande proporção. O que vai na contramão do isolamento comunitário e ao ato de pensar no próximo. Outra tangente que acarreta nesses atos, é o quadro econômico, representado pela elevação nos preços de produtos básicos e que estão cada vez mais difíceis de serem encontrados, além da busca pelos auxílios financeiros oferecidos pelo governo. 

Ao se fazer uma análise abrangente do quadro atual, nos deparamos com dois pontos que são nitidamente representados nas ações comportamentais derivadas do impacto que a doença Covid-19 vem causando no ambiente social. De um lado, temos a arrogância do homem, no geral, ao pensar apenas em si mesmo e se auto beneficiar como bem entender, retratada pelas compras excessivas e sem real necessidade de estocagem. Considerando o fato de que o mundo inteiro está em debilidade, não é o momento de pensar individualmente e ignorar os menos favorecidos. Para ilustrar o ponto benéfico, temos a solidariedade e a humildade que ganham destaque neste momento de crise, exemplos de pessoas que praticam ações sociais e divulgam meios de proteção aos seus familiares e vizinhos, são expostos a todo tempo nos veículos midiáticos. 

A conduta de realização dos procedimentos acima citados, diz respeito a relevância pessoal que se dá ao social, além do valor individual de cada indivíduo, uma forma de representar seus princípios, cultura e ética. O reflexo dessas ações pode ser observado em filas e corredores de hospitais, que estão cada vez mais difíceis de comportar a grande demanda. Ademais, os cemitérios que contam com o número exorbitante de sepultamentos realizados diariamente em consequência do coronavírus. 

Pela observação dos aspectos analisados, é imprescindível que todos se conscientizem a respeito da propagação da Covid-19 e respeite as medidas de prevenção estabelecidas pelos órgãos superiores que respeitam os direitos humanos e sobretudo a vida. Além disso, se faz necessária a autoanálise do ser humano em relação ao meio em que vive e não somente sobre si, evitando assim que suas ações provoquem o outro de forma negativa. A igualdade deve ser reconhecida, respeitada e valorizada, para que, deste modo, a humanidade seja não somente preservada como também reconstruída, levando em consideração o valor e respeito à vida. 

R$ 50 / h
Amanda S.
Santana de Parnaíba / SP
Amanda S.
4,8 (4 avaliações)
Tarefas resolvidas 8 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Redação - Como fazer a redação do ENEM Normas da ABNT Redação - Orientação para Dissertações
Especialização: NEUROPSICOPEDAGOGIA (Faculdade Pólis Civitas)
Professora com 9 anos de experiência, especialista em língua portuguesa e inglesa. Corretora enem e mentora acadêmica.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil