"Developing Innovative Ideas for New Companies: The First St
Por: Ana B.
07 de Março de 2014

"Developing Innovative Ideas for New Companies: The First St

Computação projetos Geral

Developing Innovative Ideas for New Companies: The First Step in Entrepreneurship. Este é o nome do curso que estou fazendo no Coursera.

Já conhecem o Coursera? É um MOOC - Massive Open Online Course! Trata-se de uma plataforma educacional que oferece cursos gratuitos em parceria com grandes universidades do mundo todo. Há cursos em várias áreas e em diversas línguas. Para acessá-los, basta realizar seu cadastro (veja mais aqui sobre como funciona). Alguns dos cursos atualmente oferecidos no site são: Astronomia Moderna, História da Arte e Ética. Mas vários outros são listados e você pode incluí-los em sua watchlist, de modo que o Coursera irá avisá-lo quando tais cursos forem oferecidos de fato, isto é, quando as aulas começarem.

 

Um pouco da minha watchlist no Coursera

Um pouco da minha watchlist no Coursera

 

Cada curso no Coursera tem sua própria dinâmica e exigências. Em geral, todos são compostos por aulas em vídeo, cada uma acompanhada por slides e outros materiais do tipo. Além disso, podem ser exigidos lições e projetos.

No caso do curso de empreendedorismo que estou fazendo (e que é o título deste post), funciona assim: o curso "começou" oficialmente esta semana e a duração será de seis semanas. Contudo, todas as videoaulas (em inglês) já estão no ar e, dessa forma, cada aluno poderá assisti-las conforme seu ritmo e tempo disponível. Também há uma lição - é mais como um questionário mesmo - por semana. Caso o aluno atinja uma nota de pelo menos 70% nesses trabalhos, receberá um certificado (se sua nota for maior ou igual a 90%, então você receberá um certificado com mérito). Tudo isso é gratuito, viu, pessoal? Para este curso também há a opção - só que nesse caso é paga - do aluno requerer um certificado reconhecido da Universidade de Maryland, que está oferecendo este curso. Este último certificado tem um valor mais formal e pode ser verificado, por exemplo, por um empregador que está olhando seu currículo. Mas tudo isso é puramente opcional, você pode acompanhar o curso da maneira que for melhor para você: gratuitamente - apenas assistindo as aulas ou fazendo as lições também - ou se quiser/puder pagar, requisitando um certificado oficial.

 

Developing Innovative Ideas for New Companies

Informações sobre o curso "Developing Innovative Ideas for New Companies: The First Step in Entrepreneurship"

 

Há vários aspectos sobre o empreendedorismo: encontrar oportunidades de mercado e atuação, elaborar modelos e planos de negócio, conquistar investidores, gerir finanças e pessoas, entre outros. O curso estará mais focado no primeiro item da lista - como desenvolver ideias e verificar se as mesmas são adequadas para construir uma empresa/negócio/fundação/organização - mas também passará pelos outros pontos. Ressalto que o curso não possui pré-requisitos: não são necessários conhecimentos prévios em negócios ou finanças. Acredito que é um curso bem útil não apenas para futuros empreendedores, mas também para qualquer pessoa que quer ser mais criativa e ter mais proatividade em sua carreira/estudo.

Como o curso começou esta semana, ainda dá tempo de fazer sua inscrição e entregar as lições a tempo.

Vamos lá?

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil