Links da Semana [3]
em 16 de Março de 2014
Developing Innovative Ideas for New Companies: The First Step in Entrepreneurship. Este é o nome do curso que estou fazendo no Coursera.
Já conhecem o Coursera? É um MOOC - Massive Open Online Course! Trata-se de uma plataforma educacional que oferece cursos gratuitos em parceria com grandes universidades do mundo todo. Há cursos em várias áreas e em diversas línguas. Para acessá-los, basta realizar seu cadastro (veja mais aqui sobre como funciona). Alguns dos cursos atualmente oferecidos no site são: Astronomia Moderna, História da Arte e Ética. Mas vários outros são listados e você pode incluí-los em sua watchlist, de modo que o Coursera irá avisá-lo quando tais cursos forem oferecidos de fato, isto é, quando as aulas começarem.
Um pouco da minha watchlist no Coursera
Cada curso no Coursera tem sua própria dinâmica e exigências. Em geral, todos são compostos por aulas em vídeo, cada uma acompanhada por slides e outros materiais do tipo. Além disso, podem ser exigidos lições e projetos.
No caso do curso de empreendedorismo que estou fazendo (e que é o título deste post), funciona assim: o curso "começou" oficialmente esta semana e a duração será de seis semanas. Contudo, todas as videoaulas (em inglês) já estão no ar e, dessa forma, cada aluno poderá assisti-las conforme seu ritmo e tempo disponível. Também há uma lição - é mais como um questionário mesmo - por semana. Caso o aluno atinja uma nota de pelo menos 70% nesses trabalhos, receberá um certificado (se sua nota for maior ou igual a 90%, então você receberá um certificado com mérito). Tudo isso é gratuito, viu, pessoal? Para este curso também há a opção - só que nesse caso é paga - do aluno requerer um certificado reconhecido da Universidade de Maryland, que está oferecendo este curso. Este último certificado tem um valor mais formal e pode ser verificado, por exemplo, por um empregador que está olhando seu currículo. Mas tudo isso é puramente opcional, você pode acompanhar o curso da maneira que for melhor para você: gratuitamente - apenas assistindo as aulas ou fazendo as lições também - ou se quiser/puder pagar, requisitando um certificado oficial.
Informações sobre o curso "Developing Innovative Ideas for New Companies: The First Step in Entrepreneurship"
Há vários aspectos sobre o empreendedorismo: encontrar oportunidades de mercado e atuação, elaborar modelos e planos de negócio, conquistar investidores, gerir finanças e pessoas, entre outros. O curso estará mais focado no primeiro item da lista - como desenvolver ideias e verificar se as mesmas são adequadas para construir uma empresa/negócio/fundação/organização - mas também passará pelos outros pontos. Ressalto que o curso não possui pré-requisitos: não são necessários conhecimentos prévios em negócios ou finanças. Acredito que é um curso bem útil não apenas para futuros empreendedores, mas também para qualquer pessoa que quer ser mais criativa e ter mais proatividade em sua carreira/estudo.
Como o curso começou esta semana, ainda dá tempo de fazer sua inscrição e entregar as lições a tempo.
Vamos lá?