Quanto tempo leva aprender inglês?
Por: Ana R.
04 de Julho de 2019

Quanto tempo leva aprender inglês?

3 fatores que podem influenciar o seu tempo de aprendizado

Inglês Conversação Geral Todos os níveis

Uma das dúvidas mais comuns dos alunos que pretendem iniciar um curso de idiomas, a pergunta “Quanto tempo vou demorar para falar inglês?” é também uma das mais temidas pelos professores. É claro que é natural ter esse questionamento, afinal, você está prestes a investir seu tempo, energia e dinheiro em um curso e se planejar é importante, mas é preciso tomar cuidado com promessas de amplo aprendizado muito rápido. 

Apesar de ser uma das respostas mais sinceras, ouvir um "depende” como resposta para sua pergunta pode ser um balde de água fria. Pensando nisso, vamos examinarr 3 fatores que podem influenciar na rapidez do seu aprendizado?

Tempo

 

  1. Quais são seus objetivos?

    Quando se increvem para um curso, cada pessoa tem necessidades, objetivos, experiências e expectativas diferentes, o que torna muito difícil padronizar o que é "falar bem” para todo mundo. Se você precisa de inglês para conversação focada em viagens, o nível de precisão gramática que você vai precisar vai ser menor do que se precisar do inglês para fazer uma prova de mestrado, por exemplo. Ou se você precisa dominar habilidades receptivas (ler e ouvir) provavelmente vai conseguir atingir seu objetivo mais rápido do que se precisar se preparar para dar uma apresentação. Então antes de começar um curso, é preciso ter em mente o que exatamente você quer aprender, pois isso vai ser determinante para o professor poder informar em quanto tempo você pode alcançar essa meta de forma realista e para você poder avaliar se o curso que está pensando em fazer de fato vai atender ao que você espera.

  2. O curso atende ao que você está procurando?

    Se você sabe o que deseja alcançar e em quanto tempo, em teoria é mais fácil escolher o curso certo para você, certo? Então você vai procurar uma escola ou professor e vê que há uma infinidade de métodos, abordagens, técnicas e preceitos. Como saber qual é o melhor para você? Claro que você pode pesquisar sobre os métodos, mas se estiver perdido, procure avaliar se você vai efetivamente praticar o que precisa aprender no curso. Por exemplo, se você precisa aprender inglês para trocar e-mails de trabalho, mas vai fazer um curso que trabalha apenas conversação e não pratica técnicas de escrita nem de escrita de e-mails, será que faz sentido? É importante avaliar também se o professor que você escolheu é qualificado para guiar você nesse processo. Se você está em um nível avançado e só quer oportunidade de falar com alguém para não enferrujar, talvez faça sentido investir em um tutor que conduza sessões de conversação sem objetivos muito definidos, mas se você precisa atingir obetivos específicos, questione seu professor sobre a formação dele, a metodologia usada e como ele planejou seu curso para garantir que você aprenda de verdade.

  3. Quanto tempo você tem para praticar?

    Essa é uma das questões mais importantes para determinar a velocidade de aprendizado dos alunos, mas é também um dos pontos mais delicados, porque nos dias de hoje, principalmente considerando alunos adultos, é comum que as pessoas precisem aprendem uma vasta gama de conteúdo muito rapidamente mas quase não tenham tempo para estudar fora do horário de aula. Isso é um fator que atrasa o seu desenvolvimento na língua, pois uma boa parte de aprender outro idioma é parecido com aprender uma habilidade física: é preciso praticar muitas vezes para que o 'movimento’ comece a ficar automático e você consiga ter aquela sensação de que está 'pensando em inglês'. Como fazer isso quando o tempo é tão escasso? Hoje em dia temos muitas ferramentas para ajudar a aproveitar melhor o tempo e atender aos perfis e estilos de aprendizado de cada um e as aulas particulares podem ser muito convenientes nesse caso, porque o professor pode oferecer para você orientações e atividades personalizadas de como incluir estudo e prática na sua rotina de um jeito que funcione. 

 

 

 

E você? Quanto tempo você levou para chegar no seu nível de inglês atual?

Conte para a gente nos comentários abaixo!

 

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? 

Deixe um comentário ou pergunta e vamos conversar. 

 

R$ 100 / h
Ana R.
São Caetano do Sul / SP
Ana R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Academic English Inglês Profissional Inglês para Business
Especialização: DELTA (Diploma in Teaching English) (Cambridge - Seven Idiomas )
Aulas desde 2014, certificações internacionais, aulas modernas, variadas e personalizadas para você aprender a falar inglês de verdade.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 4 de setembro de 2019

Demorei uns 10 anos p me tornar intermediária, mas já passei dessa fase rs

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil