Precisamos falar sobre empatia
em 01 de Setembro de 2020
Gente, isso é uma coisa que tem ficado muito clara quando eu vejo as dificuldades da maioria dos estudantes. Todo mundo fica pilhado porque não sabe muito sobre um tema X, ou não leu nada sobre X. Mas o verdadeiro objetivo dos vestibulares e concursos quando resolvem colocar uma proposta de redação para os candidatos é saber se eles conseguem escrever um texto que mostre que eles são capazes de compreender os comandos e segui-los.
As bancas não esperam demonstrações de conhecimento profundo, nem de erudição. Elas esperam um texto com estrutura e clareza. O assunto da proposta, embora seja importante, é um pretexto pra delimitar sobre o quê o candidato vai escrever. Quando meus alunos se dão conta de que é só isso, eles até acham que é pegadinha, mas não é…
Acredite, quem sabe o que fazer com a proposta e praticou bastante faz uma boa redação mesmo sem saber muita coisa sobre o assunto solicitado.
Como ter repertório? Lendo, estudando, conversando com as pessoas, vendo jornal, e refletindo sobre o que chega até você.
Como ter vivência de escrita? Escrevendo, praticando. Não tem outro jeito.
A parte boa é que eu posso te ajudar com isso! Vamos praticar redação com acompanhamento personalizado?
Beijo da Ana!