Como uma argumentação pode não ser racional?
Por: Ana P.
21 de Janeiro de 2019

Como uma argumentação pode não ser racional?

A importância da comunicação não verbal e da psicologia na comunicação

Comunicação Aprenda a falar e se comunicar de forma adequada Profissional Curso superior Comunicação e Relacionamento Empatia Comunicação e escrita Aprenda a falar e se comunicar

Olá!

Quando passei no vestibular e comecei a estudar Filosofia, eu acreditava que, se argumentasse bem, poderia convencer qualquer pessoa racional a concordar com o que eu estava dizendo. Você provavelmente teve estar pensando: mas como uma pessoa discordaria de outra que mostra que seu argumento é forte? Por que ela discordaria?

Depois de muito quebrar esta minha cara, fui entendendo que nós, seres humanos (demasiado humanos), não somos feitos só de racionalidade. Nós ficamos embaraçados quando alguém aponta que estamos errados, levantamos barreiras quando sentimos que alguém está forçando uma conversa que não queremos ter, damos sinais não verbais de que não concordamos com algo que ouvimos (mesmo que tentemos disfarçar).

Foi então que me dei conta do quanto a comunicação não verbal e o entendimento psicológico podem ajudar as pessoas a se compreenderem melhor. Como ouvintes, conseguimos ler melhor quem fala com a gente; como falantes, seremos capazes de medir como os outros recebem o que dizemos. Como alunos, saberemos como absorver melhor o que estudamos; como professores, poderemos ler melhor a recepção dos alunos ao que ensinamos.

Nesse livro da foto, que leio no busão ou quando não tenho como ler algo da minha pesquisa, descobri muitas explicações para comportamentos que vemos o tempo todo, além de dicas para melhorar meu poder de comunicação como pesquisadora, professora e gente. Supre recomendo essa leitura!

Pois é, pessoal! Isso não é feitiçaria, é sacadologia!

PS - sacadologia é a ciência das sacadinhas, inventada por mim há dois minutos atrás, para dar uma descontraída nesse post. Essa área do saber pode ser muito útil para você que deseja ter mais sacadinhas em sua vida de estudante e de pessoa normal. Geralmente, esse fenômeno se manifesta por uma exclamação de alegria ao se dar conta de algo. Exemplos disso podem ser vistos na história desde o "Eureka!" de Arquimedes de Siracusa. Na contemporaneidade, costumamos ver as variantes "Ahhhh!", "É isso!", ´"É isso, mano!" e "Entendi". 

Bora ler e sacar coisas?

Beijo da Ana!

 

#comunicacao #escrevendosemmedo #manualdepersuasaodofbi #persuasao #sacadologia #dicadelivro 

R$ 100 / h
Ana P.
São Paulo / SP
Ana P.
5,0 (48 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 225 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Graduação: Letras (Universidade de São Paulo (USP))
Eu ajudo vestibulandos do Brasil todo a passar no vestibular por meio das minhas aulas de redação particulares online.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil