Escrevendo sem medo 1: O que um professor particular de Reda
Por: Ana P.
03 de Fevereiro de 2014

Escrevendo sem medo 1: O que um professor particular de Reda

Redação Ensino Fundamental Escrita Concurso Profissional Repertório Dicas Clareza Vestibular Passar No Vestibular Estrutura

 

 

Num post bastante esclarecedor, a Prof.ª Maria Clara tratou de como um professor particular pode ajudar nos estudos. Aqui, vou me referir ao profissional da área de Redação, e como ele pode auxiliar você em diversos desafios.

Então, se você não julga que "escrever bem" está na sua lista de aptidões, os posts da série Escrevendo sem medo com certeza podem te ajudar.

 

Várias pessoas me procuram para saber o que uma professora particular de Redação pode fazer por elas. A principal dúvida dos pais é quanto à diferença entre o acompanhamento de um professor particular e as aulas tradicionais que todos temos - ou já tivemos - no colégio. Já aqueles crescidinhos que desejam prestar um concurso ou passar no vestibular querem mesmo é saber o que precisam para atingir esses objetivos.

Antes de tudo, vale lembrar que, quanto mais nos esforçarmos no colégio, mais fácil será nossa vida no futuro. Sabe porque? Quando aprendemos algo, um novo caminho é criado em nosso cérebro (um novo arranjo de sinapses). Mesmo que, tempos depois, não nos lembremos ao certo daquilo que aprendemos, constatamos que fica bem mais fácil relembrar aquele conteúdo ou mesmo intuir como fazer para reencontra-lo em nossa memória, por meio dos estudos.

Por exemplo: mesmo não tendo um amor enorme por Matemática, lembro-me de ter estudado equações de 2º grau. Lembro-me também de que, para resolvê-las, preciso usar a fórmula de Bhaskara. Bem, posso não saber de cor a fórmula, mas se pesquisa-la, saberei aplica-la para resolver a equação.

Se você tem planos de prestar concursos, seja o Vestibular, seja outro tipo de concurso, com certeza já reparou como é mais fácil revisar os conteúdos com os quais teve mais contato. Por outro lado, todos nós temos dificuldades em algumas áreas de estudo, assim como temos aptidão para outras.

 

Vou prestar Vestibular/Concurso, e agora?

 

Se você se considera uma pessoa que escreve bem, mas está diante de um desafio novo, o acompanhamento de um professor particular de Redação pode te ajudar a entender melhor o que um concurso ou prova exige de você, além de fornecer uma consultoria personalizada.

Chique, não? Pois é, cabe a esse professor ler sua produção escrita e verificar se você consegue produzir textos nos moldes que o exame propõe. Em caso positivo, ótimo! Você perde menos tempo de estudo e estará mais confiante na hora de prestar a prova. Em caso negativo, essa é a hora de ele te apontar seus pontos fracos e direcionar você ao seu objetivo. Ah, claro, ele também vai te dizer quais são seus pontos fortes, pra que você não os deixe no meio do caminho.

 

E se eu estiver com dificuldade no Colégio?

 

Melhor ainda! Não que ter dificuldades seja bom, o bom é perceber a tempo de procurar acompanhamento personalizado. Então, aí está você, com a possibilidade de se poupar muito trabalho lá na frente!

Voltando ao que indiquei no começo desse post: muitas pessoas me perguntam sobre a diferença entre o trabalho desenvolvido no ensino formal (no colégio) e no acompanhamento de um professor particular. Uma das bases do ensino formal é a premissa de que todos são iguais em capacidade de aprendizado e, portanto, estão aptos a aprender num ambiente como a escola. Além do objetivo de promover o processo de aprendizado, outra coisa que o ensino formal faz e a socialização. Pessoal, quantas vezes vocês pensaram "puxa, não gosto da escola, mas vou porque meus colegas estão por lá"? Não sei você, mas eu pensava assim em todo santo dia de prova...

Vamos lá: com exceção de alguns casos em que realmente existe uma dificuldade grande de aprendizado, quase a totalidade dos alunos do ensino Fundamental e Médio tem a mesma capacidade de usufruir da escola e dos professores no que diz respeito a aprender. É claro que, nessa fase, muitas outras coisas nos parecem mais interessantes que estudar, mas esse momento merece um esforço, pois é nele que formamos nosso repertório. Isso mesmo, aquele monte de caminhos que vão se desbravando em nosso cérebro a que me referi acima.

Mas, se por um lado, a escola precisa trabalhar com o que todos os alunos têm em comum para conseguir um desenvolvimento em grupo; por outro, todos temos nossas aptidões e dificuldades. Sempre que o professor pode realizar um trabalho mais direcionado no ensino formal, isso faz muita diferença na vida do aluno. Existem inúmeros colegas que se empenham nesse aspecto, mesmo tendo várias turmas deferentes e, às vezes, sem recursos adequados ou incentivos da estrutura escolar. Pessoal, palmas para eles, que eles merecem!

Se a sua dificuldade é escrever, então é aí que entra o acompanhamento de um professor particular. É esse profissional que vai te ajudar a ter clareza sobre suas dificuldades e pensar em maneiras diferentes de trabalha-las com você - com mais liberdade e sem a pressão da prova bimestral. É claro que a tendência é que esse acompanhamento apareça no desempenho escolar, mas muitas vezes, quebrar o bloqueio em relação à escrita já pode ser considerado uma vitória.

O professor particular de Redação vai acompanhar você de perto, lendo uma por uma as redações que você faz, ajudando você com suas tarefas da escola e passando reforço naquelas que você precisa de um "algo a mais" para dominar. Nesse caso, escrever sobre um assunto que você gosta pode deixar as coisas mais agradáveis, não é? Com o acompanhamento particular, isso não só é possível, como desejável.

 

Espero que esse post tenha te ajudado a conhecer melhor o trabalho do professor particular de Redação. Nos próximos, vou dar dicas valiosas para quem quer escrever bem, ou mesmo escrever sem medo.

 

Até lá!

R$ 100 / h
Ana P.
São Paulo / SP
Ana P.
5,0 (48 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 225 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Dícas para uma boa redação Redação - Unicamp Revisão De Tcc
Graduação: Letras (Universidade de São Paulo (USP))
Eu ajudo vestibulandos do Brasil todo a passar no vestibular por meio das minhas aulas de redação particulares online.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil