Estrutura do texto não é armadura, é esqueleto!
Por: Ana P.
16 de Janeiro de 2019

Estrutura do texto não é armadura, é esqueleto!

Entenda a diferença e aprenda a escolher suas leituras

Redação Vestibular Correção de redação Como fazer uma boa redação Aulas Particulares Redação ENEM Redação para vestibular redação FUVEST redação concurso Redação perfeita Redação nota 1000 Redação nota 10 Dissertação Argumentativa estrutura da redação estrutura do livro dica de livro Leitura crítica Leitura Como escolher um livro Formação de repertório

Olá!

 

Se você já garimpou os stands de #livros em alguns shoppings ou pontos movimentados de São Paulo, sabe que às vezes tem coisas muito interessantes neles. O livro "Formando + que um professor", de#ElizabethGrren (não a Rachel, rs), é um bom exemplo disso. 

Esse meu achado me motivou a deixar uma #dica. Quando se trata de escolher livros, "não julgue o livro pela capa". Ou melhor, não apenas por ela. E tudo bem se você estiver pensando "Ah, Ana, quanta originalidade"! Eu sei que esse #ditado é muito familiar desde o tempo dos seus avós. Mas você vai ver que ele faz um sentido imenso. 

Para saber se um livro vale a pena, além de ler a capa, a contracapa (também chamada de quarta capa, onde geralmente fica a sinopse) e a orelha, leia também o #índice. Ele reflete a estrutura do livro em seu #conteúdo. Ao contrário do que muita gente pensa, uma estrutura não é uma armadura que engessa o texto, ela é o esqueleto! E o que ele faz? Dá sustentação à musculatura do texto, ou seja, ao que ele contém (suas ideias, argumentos, exemplos, narrativas...). 

Ao examinar o índice de um livro, ou qualquer material que tenha um, vemos o que ele contém. Com isso, podemos decidir melhor se ele pode ou não ir ao encontro do que nos interessa. Olhe os índices com muito carinho, pois eles não estão lá só porque o editor queria te matar de tédio.

E você, como escolhe seus livros?

R$ 100 / h
Ana P.
São Paulo / SP
Ana P.
5,0 (48 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 225 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Redação - redação univesp Redação - Redação científica Redação - Força da argumentação
Graduação: Letras (Universidade de São Paulo (USP))
Eu ajudo vestibulandos do Brasil todo a passar no vestibular por meio das minhas aulas de redação particulares online.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil