Precisamos falar sobre empatia
em 01 de Setembro de 2020
Olá!
Calma! O post de hoje não é pra avacalhar, rs.
Eu poderia até perguntar qual é o erro de escrita que a placa apresenta, mas isso seria uma resposta fácil para vocês. Afinal, a palavra "romano" deveria estar no plural, pra concordar com "algarismos".
Faz algum tempo, tenho visto plaquinhas como essa, que colocam VIXI como número romano. Embora eu não pretenda ter uma dessas na minha parede, fiquei realmente preocupada, porque não tinha ideia de que raio de número era esse. A letra "V" equivale a 5. Se fosse 50, teria de ter a letra "L", não o "V"...
Como resolver isso? Dando um Google, claro!
Na verdade, a palavra VIXI é uma recombinação embaralhada do número 17 em algarismos romanos: XVII. Agora ficou reconhecível, né? Em latim, VIXI quer dizer algo como "minha vida acabou". Numa versão mais atual, seria "já era" ou, talvez, "deu ruim".
O português, essa língua muito louca e muito apaixonante, tem uma interjeição que vai bem nessa linha desacreditada e virou a referência imediata para quem se depara com a paca: "Vixe!"
Assim como nos EUA o número 13 é agourento, com o 17 é a mesma coisa na Itália até hoje. Li que os aviões italianos não têm a fileira 17, e que o modelo R17 da Renaut é vendido lá como R177.
Alguém sabe se isso é verdade?
Beijo da Ana!
#vixe #vixi #curiosidade #escrevendosemmedo