Não deixe a citação te fazer gritar!
Por: Ana P.
05 de Abril de 2019

Não deixe a citação te fazer gritar!

As benditas estão em alta, então use-as a seu favor

Redação Como fazer uma boa redação Vestibular Assuntos que mais caíram no ENEM Correção de redação citação ENEM Citação direta Citação Indireta Como fazer uma citação no ENEM Redação para vestibular Redação para Enem Dissertação Argumentativa

Oie!

 

Não deixe a citação te fazer gritar! As benditas estão em alta, então use-as a seu favor!


A citação é um recurso muito valorizado na redação do ENEM. Ela pode ser de autores ou personalidades famosas da cultura universal. Além de mostrar que você tem um bom repertório cultural, elas valorizam seu texto, mas só se forem bem utilizadas. Para isso, é importante que você:

– nunca termine um parágrafo com uma citação. Uma dissertação argumentativa pressupõe que você dê sua opinião sobre o assunto destacado, por isso não deixe que as palavras de outra pessoa falem por você.

- nunca use uma citação para dizer alguma coisa em seu lugar. Quando fizer uma citação, retome o ponto abordado, explique porque ela é importante e no que você acha que o dono dela concorda com você. Sem isso, seu texto vai parecer uma colcha de retalhos, o que não será bem avaliado pela banca.

– use citações pertinentes ao que você está afirmando ou defendendo. Toda citação é uma espécie de argumento de autoridade, mas é preciso que ele te ajude a defender sua tese, não o contrário. Se você não está seguro quanto ao sentido de uma citação, não a use.


Por último, mas não menos importante: a tendência para o ENEM 2019 é que as citações sejam mais valorizadas, se forem específicas. Em outras palavras. não use citações batidas ou que sejam muito gerais, porque elas podem servir pra quase tudo, mas não vão fazer tanta diferença, se comparadas a citações que tenham ligação mais estreita com o assunto da proposta.

Então foque de olho aberto (mas não esbugalhado, como esse aí da imagem, hehe).

 

Beijo da Ana!

R$ 100 / h
Ana P.
São Paulo / SP
Ana P.
5,0 (48 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 225 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Redação - Força da argumentação Redação - Revisão de Dissertação Redação - Vunesp
Graduação: Letras (Universidade de São Paulo (USP))
Eu ajudo vestibulandos do Brasil todo a passar no vestibular por meio das minhas aulas de redação particulares online.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil