Não deixe pra praticar redação em cima da hora
Por: Ana P.
05 de Fevereiro de 2019

Não deixe pra praticar redação em cima da hora

Isso pode sabotar sua nota!

Redação Vestibular Como fazer uma boa redação Correção de redação Dica de estudo Pratique redação Dicas para escrever bem Redação para vestibular redação concurso redação FUVEST Redação UNICAMP Redação ENEM

Olá!

Nada de achar que a prática não é necessária. Se você começar a praticar e alinhar seu texto ao que os vestibulares pedem desde o início do ano, você chega muito bem preparado(a) na prova e não se cansa de escrever durante o ano, porque vai ter tempo de praticar e lapidar essa habilidade durante o ano.

E porque isso é tão importante e estratégico? Por dois motivos:

1) a habilidade com a escrita leva tempo pra desenvolver. Principalmente se você vai prestar várias provas, precisa pegas os editais, ver o que cada prova costuma pedir e como ela coloca sua proposta. Isso deve ser feito com calma, pra que você possa se adaptar e se sentir confortável com todas as propostas que deverá fazer.

2) fazer algo que leva tempo com pressa e em cima da hora dá merda. É isso mesmo, eu falo na lata! Se você não se preparou pra ler a proposta, processar o que ela te pede, elaborar uma estrutura, fazer o rascunho e passar a redação a limpo, não espere conseguir fazer tudo isso com calma quando estiver na hora da prova. Vamos pegar um exemplo pra deixar mais claro o que eu quero explicar: nesse momento eu não lembro da Fórmula de Bhaskara pra resolver equações incompletas do segundo grau. Mas como eu tenho a base do meu Ensino Médio, se eu pegar um livro ou procurar no Google, em pouco tempo, eu consigo resolver uma equação e relembrar o conteúdo. Com algumas horas de estudo, eu poderei dizer que sei resolver essas equações de novo. Só que no caso da redação, você precisa de alguns meses pra atingir o mesmo nível de segurança e domínio. Isso porque você não precisa só aprender o que é uma dissertação argumentativa, mas também a resolver problemas que forem aparecendo quando você coloca a teoria na prática. Você também precisa alinhar a gramática com a escrita, assimilar táticas de argumentação e bagagem cultural. Ah, e você também precisa se preparar para a possibilidade de não saber bulhufas sobre o tema da proposta (acredite, quando você sabe fazer uma redação, consegue fazer esse tipo de coisa). É aí que a sua vivência de escrita chega num nível em que você percebe que fazer uma dissertação argumentativa é algo tão simples, que se sente seguro pra bancar qualquer tema que vier. Isso, pessoa querida, você não consegue em um mês, nem em dois…

 

Bora praticar? Eu posso te ajudar com isso.

Que tal me esrever?

 

Beijo da Ana!

R$ 100 / h
Ana P.
São Paulo / SP
Ana P.
5,0 (48 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 225 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Redação - Referência ABNT Redação Nota 10 Redaçãonota1000
Graduação: Letras (Universidade de São Paulo (USP))
Eu ajudo vestibulandos do Brasil todo a passar no vestibular por meio das minhas aulas de redação particulares online.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil