Não deixe pra praticar redação em cima da hora
Ana P.
em 05 de Fevereiro de 2019

Olá!

Nada de achar que a prática não é necessária. Se você começar a praticar e alinhar seu texto ao que os vestibulares pedem desde o início do ano, você chega muito bem preparado(a) na prova e não se cansa de escrever durante o ano, porque vai ter tempo de praticar e lapidar essa habilidade durante o ano.

E porque isso é tão importante e estratégico? Por dois motivos:

1) a habilidade com a escrita leva tempo pra desenvolver. Principalmente se você vai prestar várias provas, precisa pegas os editais, ver o que cada prova costuma pedir e como ela coloca sua proposta. Isso deve ser feito com calma, pra que você possa se adaptar e se sentir confortável com todas as propostas que deverá fazer.

2) fazer algo que leva tempo com pressa e em cima da hora dá merda. É isso mesmo, eu falo na lata! Se você não se preparou pra ler a proposta, processar o que ela te pede, elaborar uma estrutura, fazer o rascunho e passar a redação a limpo, não espere conseguir fazer tudo isso com calma quando estiver na hora da prova. Vamos pegar um exemplo pra deixar mais claro o que eu quero explicar: nesse momento eu não lembro da Fórmula de Bhaskara pra resolver equações incompletas do segundo grau. Mas como eu tenho a base do meu Ensino Médio, se eu pegar um livro ou procurar no Google, em pouco tempo, eu consigo resolver uma equação e relembrar o conteúdo. Com algumas horas de estudo, eu poderei dizer que sei resolver essas equações de novo. Só que no caso da redação, você precisa de alguns meses pra atingir o mesmo nível de segurança e domínio. Isso porque você não precisa só aprender o que é uma dissertação argumentativa, mas também a resolver problemas que forem aparecendo quando você coloca a teoria na prática. Você também precisa alinhar a gramática com a escrita, assimilar táticas de argumentação e bagagem cultural. Ah, e você também precisa se preparar para a possibilidade de não saber bulhufas sobre o tema da proposta (acredite, quando você sabe fazer uma redação, consegue fazer esse tipo de coisa). É aí que a sua vivência de escrita chega num nível em que você percebe que fazer uma dissertação argumentativa é algo tão simples, que se sente seguro pra bancar qualquer tema que vier. Isso, pessoa querida, você não consegue em um mês, nem em dois…

 

Bora praticar? Eu posso te ajudar com isso.

Que tal me esrever?

 

Beijo da Ana!

31 avaliações
São Paulo / SP
Doutorado: Estética e História da Arte (USP)
Correção de Trabalhos Acadêmicos Correção de textos e orientações de escrita Redação - Redação UNICAMP Revisão De Tcc Redação - Citação direta Redação - Como fazer uma citação no ENEM Redação Modelo
Eu ajudo vestibulandos do Brasil todo a passarem no vestibular por meio das minhas aulas de redação particulares online. Olá! Há dez anos, descobri que adoro ensinar as pessoas a se comunicarem melhor. Desde então, tenho atendido alunos de diversas partes do Brasil. A partir da experiência, consta ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 70 / aula
Conversar Whatsapp do professor Ana P. Whatsapp do professor Ana P. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 7 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil