Olá!
Nada de achar que a prática não é necessária. Se você começar a praticar e alinhar seu texto ao que os vestibulares pedem desde o início do ano, você chega muito bem preparado(a) na prova e não se cansa de escrever durante o ano, porque vai ter tempo de praticar e lapidar essa habilidade durante o ano.
E porque isso é tão importante e estratégico? Por dois motivos:
Resolva exercícios e atividades acadêmicas
1) a habilidade com a escrita leva tempo pra desenvolver. Principalmente se você vai prestar várias provas, precisa pegas os editais, ver o que cada prova costuma pedir e como ela coloca sua proposta. Isso deve ser feito com calma, pra que você possa se adaptar e se sentir confortável com todas as propostas que deverá fazer.
2) fazer algo que leva tempo com pressa e em cima da hora dá merda. É isso mesmo, eu falo na lata! Se você não se preparou pra ler a proposta, processar o que ela te pede, elaborar uma estrutura, fazer o rascunho e passar a redação a limpo, não espere conseguir fazer tudo isso com calma quando estiver na hora da prova. Vamos pegar um exemplo pra deixar mais claro o que eu quero explicar: nesse momento eu não lembro da Fórmula de Bhaskara pra resolver equações incompletas do segundo grau. Mas como eu tenho a base do meu Ensino Médio, se eu pegar um livro ou procurar no Google, em pouco tempo, eu consigo resolver uma equação e relembrar o conteúdo. Com algumas horas de estudo, eu poderei dizer que sei resolver essas equações de novo. Só que no caso da redação, você precisa de alguns meses pra atingir o mesmo nível de segurança e domínio. Isso porque você não precisa só aprender o que é uma dissertação argumentativa, mas também a resolver problemas que forem aparecendo quando você coloca a teoria na prática. Você também precisa alinhar a gramática com a escrita, assimilar táticas de argumentação e bagagem cultural. Ah, e você também precisa se preparar para a possibilidade de não saber bulhufas sobre o tema da proposta (acredite, quando você sabe fazer uma redação, consegue fazer esse tipo de coisa). É aí que a sua vivência de escrita chega num nível em que você percebe que fazer uma dissertação argumentativa é algo tão simples, que se sente seguro pra bancar qualquer tema que vier. Isso, pessoa querida, você não consegue em um mês, nem em dois…
Encontre o professor particular perfeito
Bora praticar? Eu posso te ajudar com isso.
Que tal me esrever?
Beijo da Ana!