![Precisamos falar sobre empatia](https://cdn.profes.com.br/media/CACHED/images/blog/3/anapismel/b179a66f-351a-4080-8e37-7aef8cc95ed9/c5db9f593fff479b3b201ad22876aad2.webp)
Precisamos falar sobre empatia
![Foto de Ana P.](https://cdn.profes.com.br/media/CACHED/images/accounts/photos/3/543/304c80cd-140c-42b8-8bf8-ba1ab3530156/8ec752241a80aca6f18e49a6d2d0587d.webp)
em 01 de Setembro de 2020
Olá!
É muito arriscado achar que na hora sai a redação linda e pronta da sua cabeça.
Não acredite na sorte, isso é pedir pra surtar. Isso não só não é saudável, como sabota todo o seu esforço. Eu mesma já pensei assim sobre muitos desafios: “imagina, isso não deve ser tão complicado. Quando chegar na hora da prova, eu vou saber fazer. Já sei isso mais ou menos, é o suficiente. É só uma redação, não tem nada de tão difícil.” E me ferrei bonito. Depois, eu descobri que isso é um mecanismo de fuga do nosso cérebro. Isso mesmo: em vez de encarar de frente algo que a gente teme, às vezes, entremos em negação e dizemos pra nós mesmos que aquilo nem é tão difícil.
A redação não é algo do outro mundo e quem domina essa habilidade acha que, de fato, não é nada difícil. Mas acontece que muitas pessoas subestimam esse desafio e, como não acham que seja algo difícil, não se preparam adequadamente. O problema é que fazer uma redação só se torna algo tranquilo depois que você aprendeu a fazer isso; e muita gente – muita mesmo – só acha que é fácil, porque não tem muita noção do que tem que ser feito.
Moral da história: se você acha que escrever uma dissertação argumentativa de 30 linhas em 1 hora e fácil depois de estudar e praticar bastante, eu fecho com você. Mas se você não pensa em se preparar porque acha que não precisa, cuidado! Sua segurança vem do fato de que você ignora até as possíveis dificuldades que teria se tentasse fazer uma redação. Aí, pessoa querida e incauta, eu nem preciso de bola de cristal pra prever que você vai se dar muito mal. Ou você vai se desesperar porque não estudou durante o ano e vai tentar compensar uma semana antes da prova; ou pior, você só vai se dar conta da bucha quando estiver diante da proposta de redação do vestibular.
Aí, eu já te digo: outra pessoa que não subestimou a redação vai passar, e você não.
Quer uma força pra se preparar para encarar as redações dos vestibulares sem medo? Você sabe onde me encontrar. Escreva-me aqui pelo Profes. Eu sempre respondo = )
Beijo da Ana!