Não subestime a redação do vestibular
Por: Ana P.
06 de Fevereiro de 2019

Não subestime a redação do vestibular

Descubra porque achar que "na hora sai" é muito arriscado nesse post

Redação Como fazer uma boa redação Correção de redação Vestibular Dica de estudo Redação para vestibular redação FUVEST Redação ENEM Redação UNICAMP correção de redação online aula de redação online Pré vestibular

Olá!

 

É muito arriscado achar que na hora sai a redação linda e pronta da sua cabeça.

Não acredite na sorte, isso é pedir pra surtar. Isso não só não é saudável, como sabota todo o seu esforço. Eu mesma já pensei assim sobre muitos desafios: “imagina, isso não deve ser tão complicado. Quando chegar na hora da prova, eu vou saber fazer. Já sei isso mais ou menos, é o suficiente. É só uma redação, não tem nada de tão difícil.” E me ferrei bonito. Depois, eu descobri que isso é um mecanismo de fuga do nosso cérebro. Isso mesmo: em vez de encarar de frente algo que a gente teme, às vezes, entremos em negação e dizemos pra nós mesmos que aquilo nem é tão difícil.

A redação não é algo do outro mundo e quem domina essa habilidade acha que, de fato, não é nada difícil. Mas acontece que muitas pessoas subestimam esse desafio e, como não acham que seja algo difícil, não se preparam adequadamente. O problema é que fazer uma redação só se torna algo tranquilo depois que você aprendeu a fazer isso; e muita gente – muita mesmo – só acha que é fácil, porque não tem muita noção do que tem que ser feito.

Moral da história: se você acha que escrever uma dissertação argumentativa de 30 linhas em 1 hora e fácil depois de estudar e praticar bastante, eu fecho com você. Mas se você não pensa em se preparar porque acha que não precisa, cuidado! Sua segurança vem do fato de que você ignora até as possíveis dificuldades que teria se tentasse fazer uma redação. Aí, pessoa querida e incauta, eu nem preciso de bola de cristal pra prever que você vai se dar muito mal. Ou você vai se desesperar porque não estudou durante o ano e vai tentar compensar uma semana antes da prova; ou pior, você só vai se dar conta da bucha quando estiver diante da proposta de redação do vestibular.

Aí, eu já te digo: outra pessoa que não subestimou a redação vai passar, e você não.

 

Quer uma força pra se preparar para encarar as redações dos vestibulares sem medo? Você sabe onde me encontrar. Escreva-me aqui pelo Profes. Eu sempre respondo = )

 

Beijo da Ana!

R$ 100 / h
Ana P.
São Paulo / SP
Ana P.
5,0 (48 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 225 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Redação - Referência ABNT Redação - Aulas Particulares Redação - Redação
Graduação: Letras (Universidade de São Paulo (USP))
Eu ajudo vestibulandos do Brasil todo a passar no vestibular por meio das minhas aulas de redação particulares online.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil