O que ler pra se preparar pro vestibular?
Por: Ana P.
06 de Fevereiro de 2019

O que ler pra se preparar pro vestibular?

E dica de como desenvolver o hábito de ler

Redação Como fazer uma boa redação Vestibular Correção de redação Dica de estudo como desenvolver o hábito de ler Formação de repertório Redação para vestibular redação FUVEST redação concurso Redação UNICAMP Redação ENEM Dissertação Argumentativa

Oie!

 

Não é novidade para quase ninguém que é preciso ler pra angariar repertório de escrita e de bagagem cultural. Isso é uma coisa que só você pode fazer por você mesmo. Ninguém consegue enfiar um pen-drive no seu cérebro e baixar o que você precisa aprender. E como a gente (ainda) não acessa a nuvem da nossa cabeça, não conte com isso. Aliás, mesmo que isso fosse possível, não adianta ter um monte de informação, se você não tiver o hábito de pensar sobre elas e fazer conexões que tenham algum sentido. E, além disso, sem conseguir colocar seu raciocínio em um texto claro, você vai se ferrar na redação do vestibular do mesmo jeito.

Por isso, leia de tudo um pouco, perceba como contextos diferentes pedem textos diferentes. Leia muito, nem que sejam livros pra te distrair. Ler sobre o que você gosta é ótimo pra desenvolver o hábito da leitura. Depois disso, se desafie lendo textos mais complexos, mais conceituais, mais vastos em vocabulário. Depois de encarar textos difíceis, a maioria dos outros parecem mais fáceis. Você vai perceber, um belo dia, que fazer uma proposta qualquer de redação já não parece tão complicado…

Outra dica: procure por textos em que o autor quer convencer o leitor de algo, analise o que ele faz, tente imaginar porque ele teria escolhido aquela estratégia, de que outra forma ele poderia ter feito… Textos de Filosofia são ótimas pedidas.

Quer que eu dê dicas de textos que podem te ajudar? Escreva-me aqui pelo Profes!

 

Beijo da Ana!

R$ 100 / h
Ana P.
São Paulo / SP
Ana P.
5,0 (48 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 225 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Redação - Referência ABNT Redação - Aulas Particulares Redação - Redação
Graduação: Letras (Universidade de São Paulo (USP))
Eu ajudo vestibulandos do Brasil todo a passar no vestibular por meio das minhas aulas de redação particulares online.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil