
Precisamos falar sobre empatia

em 01 de Setembro de 2020
Oie!
"Se não for pra grifar tudo, nem grifo!" Eu sei que você conhece alguém assim. Quase todo mundo conhece. Haja caneta marca-texto...
Pessoas lindas do meu coração, não dá pra sair por cada leitura grifando tudo. Quem grifa tudo, na verdade, não está destacando nada. Já parou pra pensar nisso? Uma grande professora que tenho - e que admiro muito - me ensinou uma coisa: se dizemos que tudo é importante, é porque nada realmente importa. Isso não faz sentido quando grifamos um texto?
Por isso, na hora de encarar aquele texto desafiador, estabeleça um critério. Uma coisa que dá certo pra mim é destacar apenas palavras-chave, nomes de conceitos, termos importantes que serão definidos e marcas que mostrem a estrutura lógica do texto (conectivos, locuções conectivas, etc). Além desses termos, que eu grifo com o marca-texto, costumo usar também um lápis, pra ligar coisas, marcar trechos a que devo dar mais atenção, separar o que pode se tornar uma citação direta ou indireta no futuro texto, e deixar pequenos recados.
Veja como fazer:
E pra você, o que funciona?
#escrevendosemmedo #grifandootexto#comogrifar #tecnicadeestudo #boraestudar