Graduado em ciências econômicas pela Faculdade de Economia Dom Bosco vinculada a Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) na cidade de Resende RJ; Licenciatura em matemática pela Faculdade Paulista São José - São Paulo - SP; Pós-graduado em Reengenharia e Recursos Humanos pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) no Rio de Janeiro RJ; Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (UNITAU) na cidade de Taubaté SP. Experiência de 32 anos no ensino médio e superior (presencial, semipresencial e em EAD), tendo neste período desempenhado funções de : professor, coordenador…
Graduado em ciências econômicas pela Faculdade de Economia Dom Bosco vinculada a Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) na cidade de Resende RJ; Licenciatura em matemática pela Faculdade Paulista São José - São Paulo - SP; Pós-graduado em Reengenharia e Recursos Humanos pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) no Rio de Janeiro RJ; Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (UNITAU) na cidade de Taubaté SP. Experiência de 32 anos no ensino médio e superior (presencial, semipresencial e em EAD), tendo neste período desempenhado funções de : professor, coordenador de curso de graduação e pós-graduação, direção de faculdade, assessor da reitoria, além de funções administrativas como: consultor financeiro. Atualmente mantendo vinculo com as seguintes IES: (professor adjunto) - Faculdade Machado Sobrinho na cidade de Juiz de Fora MG; (tutor coordenador e tutor presencial) - Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ curso de administração pública vinculado a Universidade Federal Fluminense (UFF) na modalidade em EAD; (tutor presencial e a distância e orientador de TCC) Coordenação de Ensino a Distância da Universidade Federal Fluminense (CEAD UFF);
Realize uma avaliação inicial para entender o nível de conhecimento do aluno, suas dificuldades e suas metas. Isso pode ser feito através de testes, entrevistas ou conversas informais. Estabeleça metas claras e realistas de acordo com as necessidades e expectativas do aluno. Defina um cronograma para alcance dessas metas. Elabore um plano de aula que aborde os temas ou habilidades que o aluno precisa desenvolver. Inclua atividades variadas para manter o interesse. Seja flexível e disposto a ajustar o plano conforme a evolução do aluno e suas necessidades. Conectar o que está sendo ensinado com interesses ou experiências pessoais do aluno. Celebre as conquistas, mesmo as pequenas, para manter o aluno motivado.
Ao longo das aulas, também é importante trabalhar habilidades sócio emocionais, como comunicação, empatia e trabalho em equipe, quando aplicável. Encerre cada aula com uma breve revisão do que foi abordado e permita que o aluno compartilhe suas impressões e dúvidas. Uma aula bem-sucedida deve ser adaptativa, centrada no aluno e focada nas suas necessidades individuais. O relacionamento entre o professor e aluno também é fundamental para criar um ambiente de confiança e aprendizado efetivo.
+ Ler mais