Você já parou por um minuto, respirou e fez uma breve reflexão sobre se a sua estratégia de estudos está dando um resultado satisfatório para você? Isso é de suma importância para a sua aprovação, sabia? Fazer uma prova de vestibular, seja o ENEM ou vestibulares estaduais requer não somente conhecimento, mas também destreza e controle emocional. Esses três elementos, quando dominados, serão os que garantirão a sua vaga na universidade. Isso é fato! Duvida? Tomemos a seguinte situação como exemplo: você estudou com afinco o ano todo, fez inúmeras questões, redações e está confiante para a prova e, chegado o momento, você se deparou com uma questão difícil; bateu aquele frio na barriga, a cabeça começou a doer e você sente que, se perder aquela questão, você não vai passar. O nervosismo toma conta e, quando você percebe, o fiscal descolou mais um adesivo de marcação do tempo de prova, o que só alimenta ainda mais o nervosismo. A pergunta é: adiantou ter estudado tanto e não ter aprendido a controlar as emoções, por exemplo?
Pois bem, o que eu quero propor nesse artigo é uma reflexão sobre como você está se preparando. Para isso, leve em consideração os três atributos citados anteriormente, ou seja, conhecimento, destreza e controle emocional. Para cada um, sugiro que você se faça as seguintes perguntas:
1. Conhecimento - De fato estou aprendendo o que foi estudado?
Esqueço o conteúdo com facilidade?
Tenho a capacidade de aplicar o que foi aprendido em qualquer questão?
Consigo integrar conteúdos de diferentes disciplinas de maneira lógica e coesa?
Quando errei uma questão, percebi que tinha algo básico que eu não sabia? (Ex: errar uma multiplicação em uma questão com equação do 2º grau)
2. Destreza - Tenho que ler o enunciado duas ou mais vezes para entender o que a questão pede?
Quanto tempo em média gasto resolvendo uma questão fácil, média e difícil?
Me sinto "travado" em uma questão com que frequência?
Quanto esforço tenho que fazer para desenvolver um raciocínio?
3. Controle emocional - Ao me deparar com uma questão desafiadora, a minha vontade é de desistir dela e olhar logo a resolução ou separá-la, estudar seu conteúdo e tentar resolvê-la depois?
Quando errro uma questão, fico com raiva ou vejo o que errei, estudo o conteúdo relacionado e tento resolvê-la depois?
Ao lidar com uma questão difícil, tenho a sensação de que não sei nada?
Bem, caso a resposta a quaisquer dessas perguntas proporcione uma sensação desconfortável, é aí que o problema deve ser atacado. Vale ressaltar, que ser sincero é extremamente importante para que a reflexão funcione. Espero ter ajudado e visite o meu perfil para maiores contatos.
Um abraço!