A ciência histórica e a pesquisa
em 05 de Janeiro de 2017
A guerra civil Síria começou em 2011 com os levantes da Primavera Árabe, conflitos que marcaram os países arabizados e queriam derrubar seus governantes ditadores. Já são 140 mil mortos. Entre elas, milhares de crianças.
ENTENDA UM POUCO
Em 15 de março de 2011, populares vão as ruas manifestar contra o regime de Bashar al-Assad e foi pacífico nos primeiros quatro meses, mas, a partir de agosto, manifestantes fortemente reprimidos passaram a recorrer à luta armada
Em 2012, as manifestações foram classificadas como Guerra Civil, dando abertura à investigação de crimes de guerra e intervenção dos Direitos Humanos Internacional. A fome e a miséria tomam conta de um país com mais de 3 mil anos de história.
O regime de Al-Assad controla as regiões mais populosas e Alepo é uma das cidades com maior número de massacres, onde os conflitos entre oposição e o exército do governo se confluem. A oposição conta com rebeldes - em sua maioria islamitas - e a Frente Al-Nosra - braço oficial da Al-Qaeda na Síria – e enfrentam, desde janeiro de 2014, os jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e Levante (EIIL), a quem acusam de brutalidade e de ter vontade de hegemonia.
A questão é que é mais que uma guerra civil. Os dois antigos rivais da Guerra Fria, vêm travando uma crise política. De um lado, os EUA apoiam grupos rebeldes moderados e curdos, e se opões ao regime de Al-Assad. Na outra ponta, a Rússia se opõe ao Estado Islâmico e outros rebeldes e apoia o ditador sírio. A Síria é um grande comprador de armas russas, ou seja, há interesses políticos, estratégicos e financeiros.
Mas até quando a vida humana vai valer menos? O número de mortos já ultrapassa os 500 mil. Entre eles, milhares de criaças. As que ainda sobrevivem, perdem seus parentes, perambulam pelas ruas sem perspectiva alguma.
Veja a cronologia do conflito aqui.
Reflitam sobre o que está acontecendo. Comentem e mandem suas dúvidas.
Até a próxima!
Bibliografia:
https://noticias.terra.com.br/mundo/guerra-civil-da-siria/
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151120_siria_entenda_tg