Esse filme foi produzido em 2004 e tem como protagonista o querido Gael García Bernal, um dos melhores atores da atualidade. Assisti 9 vezes no cinema e inúmeras vezes em casa. Sempre recomendo quando me pedem dicas de um bom filme. Mas por que ele é tão especial?
Antes de explicar, queria que se destituísse de ideologias. O filme fala sobre Che (Guevara), que alguns amam e outros odeiam. Mas não o Che revolucionário, o Che estudante de medicina, o Che humanista. Por isso, deve ser visto de coração aberto, cru.
Gosto do filme porque é dirigido por Walter Salles, diretor brasileiro. Gosto porque é emocionante e reflexivo. Nos faz pensar sobre o ser humano, sobre a nossa América Latina, sobre a exploração dos humanos pelos humanos e sobre ética e preconceitos.
Com um tom de humor e ao mesmo tempo dramático, o filme, que é baseado no diário real de Che, conta a história do jovem Ernesto Guevara e seu amigo Alberto Granado, um malandro bioquímico, que saem em uma viagem em cima de uma moto chamada la Poderosa. O objetivo era sair da Argentina e chegar à Venezuela.
É importante observar os diálogos e prestar bem a atenção nos personagens. Também é interessante relacionar a mudança nas paisagens e as dificuldades que vão enfrentado.
Diários de Motocicleta nos ensina a encarar a América Latina de outra forma, onde pessoas e culturas se entrelaçam e ao mesmo tempo são tão distintas.
Espero que gostem! Depois, deixe seu comentário e dicas!