A mágica da música - Momento recordação.

Dê um play para um momento de felicidade.

Psicologia Psicanálise
A mágica da música - Momento recordação.
Ariane M.
em 24 de Agosto de 2019

Alguém aí gosta de música, assim como eu? Acredito que todos, afinal, é difícil encontrar uma pessoa que não goste de música. Seja no carro, no fone do celular ou no trabalho... (acredite: há quem trabalhe ouvindo música). Não importa onde nem como, ela sempre vai estár lá, te fazendo reviver lembranças, te deixando triste ou melancólico (claro, tudo depende também do momento); te deixando feliz! A música muitas vezes expressará tudo o que você em algumas vezes, não conseguirá expressar. Acho pouco provável alguém que não goste de uma boa canção depois de um expediente longo e cansativo de trabalho. Ahhh, como isso é relaxante. Se alguém aqui gosta de música, independente de quais sejam, este post é para você.

 

Eu poderia ficar aqui falando, falando e falando por horas dos benefícios que a música traz a nós, mas... acredito que muitos ja saibam disso . Se não, dêem uma lida nesta publicação  ( https://amenteemaravilhosa.com.br/o-poder-da-musica/) antes de continuar lendo meu post e diga-se de passagem: tenho certeza que muitos se identificarão com a situação a seguir.

 

Tem várias músicas que eu amo, principalmente as internacionais. Afinal, foi sob influência delas que eu aprendi a gostar de inglês. Os flashbacks da vida, as trilhas sonoras, as mpb's... sempre me fazem renascer. Porém, tem uma em especial que se tornou parte da minha vida. Chama-se  TORNERO, de SANTO CALIFÓRNIA. Se não me falha a memória, ela é de 1975 e, a primeira vez que eu a ouvi, foi deitada num banco de traz de um carro, aos 06 anos de idade, quando viajava com minha família. Ela fez parte da minha infância e está presente até hoje como lembrança viva, a cada vez que eu a coloco para tocar.

 

Lembro que quando criança, meu pai tinha um corcel branco, velho, ano 73. Quando viajávamos, ele nos conduzia pelas longas estradas da vida e com muitas histórias na bagagem. 

Num toca fitas velho meu pai colocava suas canções favoritas: Abba, Elton Jhon, Kc & The Sunchine Band, Chris The Burgh e a música FLYING, e tantas outras. Foi aí que desde criancinha, eu fui inserida à essa realidade, à esse contexto musical.  Fui influenciada pelo meu pai a ouvir tudo aquilo que tocasse a alma e atravessasse o coração. 

Em uma de nossas viagens, começou a chover muito mais muito, a ponto de termos que parar e encostar o carro pois nem as palhetas do para brisas davam conta de conter tanta chuva que caía sobre ele.  Ficamos um bom tempo parados, até que algumas horas depois, o dilúvio findou-se e alí seria a continuação de uma aventura em família. 

Enquanto chovia, eu tinha dormido no banco de trás do carro, dividindo- o com minha irmã mais velha. Acordei ouvindo uma musiquinha de fundo, enquanto papai enchia os pneus e mamãe se espreguiçava do lado de fora. O começo daquela música para mim, era tão lindo, mais tão lindo... me fascinava ouvir aquele..." Uuuuuhhhhh, uuuhhh uhhhh uuhhhh... uuhh uuuuhhhhhhhhhhhh, uuuhhh uuuuuhhh uuhhhhhhhhh... " Era a introdução da música, com uma melodia suave e tranquila. Era TORNERO, SANTO CALIFÓRNIA. Mal eu sabia falar direito o português, quem diria o italiano. Mas era isso que me fascinava. O timbre de voz, a melodia....  Papai então me pegou no colo, aumentou um pouco o volume do som do carro , dizendo : "'EEESSSSSSA É BOA!" Olhou para mim e disse: Filha, amanheceu. Vai com sua mamãe até o banheiro do posto lavar seu rostinho que vamos seguir viagem."

E então seguimos estrada a fora, com cheirinho de terra molhada e TORNERÓ tocando repetidas e repetidas vezes, porque ele gostava e me influenciara a gostar também. A música naquele instante, foi mágica. Teve gosto de ternura.

Depois dessa viagem, muitas e muitas vezes, ele sentava com a gente na cozinha de casa, colocava suas canções favoritas, bem baixinho, e lia para nós suas poesias. Parece simples o que eu acabei de relatar aqui. Mas sei que muita gente se identifica. Quantas vezes, muitos já tiveram músicas que marcaram para sempre e que fazem lembrar momentos e situações vividas e que em algumas cirscunstâncias, gostaríam de revivê-las?

A música faz parte da minha vida, desde a infância. A poesia também. Músicas são lindas poeisas que atravessam a alma, vindas em lindas melodias. 

No meu caso, é uma lembrança boa. Mas sei que a música, assim como tem o poder de dar sensações boas, de proporcionar momentos mágicos  e lindos, também faz muitos chorarem por um amor que se foi, por um acontecimento não resolvido, por uma história inacabada. A música alegra, mas também entristece. A música faz muitos ficarem serenos e outros eufóricos.... a música fala por nós em inúmeras  vezes e também deixa um ponta de suadade.

 

Papai faleceu em 2011. E um dia antes de sua morte, ouvíamos juntos, suas canções favoritas. Dentre elas, TORNERO. 

Atualmente, namoro um rapaz, 16 anos mais velho que eu, músico profissional e fã incondicional de músicas antigas. Você seria capaz de adivinhar o que nós uniu?

 

Assim eu termino com a frase de Oscar Wilde: “A arte da música é a que mais se aproxima das lágrimas e das recordações”.

 

Te convido a postar agora, logo abaixo antes de terminar de ler esta postagem, o nome e link de alguma música que tenha te marcado muito e comente que sensação ela te traz (ou trouxe a você).  E, caso queira compartilhar sua história em relação à canção, estarei de ouvidos antenados em cada detalhe que me contar. Vou adorar ouvir e saber que música te deixa feliz ou... triste. Qual canção que te deixa sem chão, que te faz mergulhar numa antiga paixão.  Que te faz viajar e te teletransportar para lugares e momentos que foram ou ainda são marcantes em sua vida.  Acredite: Uma música pode fazer com que a gente faça coisas que jamais pensávamos em fazer um dia. Já se deixou levar por uma música e fez algo inusitado em sua vida ? A postagem de hoje é para pessoa como você: AMANTE DE MÚSICA, que tenha uma história para contar. 

 

Lembre-se : “A arte da música é a que mais se aproxima das lágrimas e das recordações”. Oscar Wilde

 

Link da musica Tornero, Santo California https://www.youtube.com/watch?v=-aOfNveNLtM

Varginha / MG
Especialização: Pos graduação em Literaturas Afro Brasileira e Indígena (Centro Universitário de Maringá )
“Eu costumo dizer que, eu não apenas ensino, mas ajudo os estudantes a realizarem seu sonho de terem acesso ao idioma, de aperfeiçoar uma nova língua e mais ainda: a desbravar fronteiras e conquistar o universo, vencendo seus medos e derrubando obstáculos. “Ariane_ Olá pessoal. Muito prazer, ...
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 65 / aula
Conversar Whatsapp do professor Ariane M. Whatsapp do professor Ariane M. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 h e 29 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil