Herança linguística dos índios e dos Africanos
Por: Ariane M.
22 de Outubro de 2018

Herança linguística dos índios e dos Africanos

O Tupi: a língua brasileira

Português Aulas Particulares Ensino Superior 3º Ano Adultos

Em "Triste fim de Policarpo Quaresma" Obra de Lima Barreto, (1881-1922), o personagem principal, um ultranacionalista, propõe no auge de sua loucura, que os brasileiros abandonem o uso da língua portuguesa e voltem a falar Tupi.

JA PENSOU SE NOS DIAS DE hOJE, HOUVESSE ALGUM DECRETO QUE NOS PROIBISSE DE USAR A LÍNGUA PORTUGUESA? Pois é! Marquês de Pombal, fez isso.  Criou um decreto que proibisse o uso da "língua do príncepe". Em 1759,a língua geral foi interdidata quando os jesuítas foram expulsos do Brasil pela Coroa portuguesa. 

 

Amo a língua portuguesa. Mesmo com suas dificuldades, com suas peculiaridades, nós temos uma língua muito rica. Herdamos o resultado de todas as relações sociais e culturais do meio que nos cerca e nos envolve. 

O Tupi falado até meados do século XVII, não existe mais. O NHEENGATU, teve forte influência no português do Brasil sobrevivendo na fala dos caipiras e no imaginário de importantes nomes da nossa Literatura como Mário de Andrade e José de Alencar, além disso, todos os dias,  muitas vezes sem saber, nós falamos algumas das 10.000 palavras   que o Tupi deixou a nós como herança, desde nomes de animais, como :jacaré e jaguar e, nomes de alimentos como : mingau e cupuaçu, além de termos populares como "cutucao".

 E por falar em CAIPIRA... já percebeu como é a fala ? Arrastada, típico de mineiros.  Esse dialeto caboclo, jeito caipira de falar, dava-se pela falta de escolaridade, visto que indígenas e portugueses tiveram que se adaptarem quanto as formas morfológicas e quanto pronúncia, em meio a essas transições da língua. Por isso, ficou esse sotaque "caipirez " de nós mineiros ( e com muito orgulho) rsrs

 

Quanta miscigenação, quantas línguas envolvidas... Cabe a nós herdar dos índios e negros africanos o colorido e características culturais que nos identificam enquanto brasileiros.

 

Gostou deste artigo? Deixe seus comentários.

Quer saber mais? Venha fazer uma aula de Literatura e língua portuguesa para conhecer a riqueza que há em nossa herança.

 

Referência: http://moodle.universoead.com.br/mod/scorm/player.php?a=1148&currentorg=ID_Curso1_ORG&scoid=2228&sesskey=hLEfjFKc9D&display=popup&mode=normal

 

R$ 50 / h
Ariane M.
Varginha / MG
Ariane M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Licenciatura em Letras - Português/Inglês (Unicesumar - Centro Universitário Maringá)
Aprenda Inglês, Oratória e treinamento para professores- Assista ao meu vídeo de Apresentação
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil