Herança linguística dos índios e dos Africanos

O Tupi: a língua brasileira

Português Aulas Particulares Ensino Superior 3º Ano Adultos
Herança linguística dos índios e dos Africanos
Ariane Moreira
em 22 de Outubro de 2018

Em "Triste fim de Policarpo Quaresma" Obra de Lima Barreto, (1881-1922), o personagem principal, um ultranacionalista, propõe no auge de sua loucura, que os brasileiros abandonem o uso da língua portuguesa e voltem a falar Tupi.

JA PENSOU SE NOS DIAS DE hOJE, HOUVESSE ALGUM DECRETO QUE NOS PROIBISSE DE USAR A LÍNGUA PORTUGUESA? Pois é! Marquês de Pombal, fez isso.  Criou um decreto que proibisse o uso da "língua do príncepe". Em 1759,a língua geral foi interdidata quando os jesuítas foram expulsos do Brasil pela Coroa portuguesa. 

 

Amo a língua portuguesa. Mesmo com suas dificuldades, com suas peculiaridades, nós temos uma língua muito rica. Herdamos o resultado de todas as relações sociais e culturais do meio que nos cerca e nos envolve. 

O Tupi falado até meados do século XVII, não existe mais. O NHEENGATU, teve forte influência no português do Brasil sobrevivendo na fala dos caipiras e no imaginário de importantes nomes da nossa Literatura como Mário de Andrade e José de Alencar, além disso, todos os dias,  muitas vezes sem saber, nós falamos algumas das 10.000 palavras   que o Tupi deixou a nós como herança, desde nomes de animais, como :jacaré e jaguar e, nomes de alimentos como : mingau e cupuaçu, além de termos populares como "cutucao".

 E por falar em CAIPIRA... já percebeu como é a fala ? Arrastada, típico de mineiros.  Esse dialeto caboclo, jeito caipira de falar, dava-se pela falta de escolaridade, visto que indígenas e portugueses tiveram que se adaptarem quanto as formas morfológicas e quanto pronúncia, em meio a essas transições da língua. Por isso, ficou esse sotaque "caipirez " de nós mineiros ( e com muito orgulho) rsrs

 

Quanta miscigenação, quantas línguas envolvidas... Cabe a nós herdar dos índios e negros africanos o colorido e características culturais que nos identificam enquanto brasileiros.

 

Gostou deste artigo? Deixe seus comentários.

Quer saber mais? Venha fazer uma aula de Literatura e língua portuguesa para conhecer a riqueza que há em nossa herança.

 

Referência: http://moodle.universoead.com.br/mod/scorm/player.php?a=1148&currentorg=ID_Curso1_ORG&scoid=2228&sesskey=hLEfjFKc9D&display=popup&mode=normal

 

Varginha / MG
Especialização: Pos graduação em Literaturas Afro Brasileira e Indígena (Centro Universitário de Maringá )
Apresentação Sou professora formada em Letras, português e inglês pelo Centro Universitário de Maringá. Curso Pós graduação em Literaturas afro brasileira e indígena pelo Centro Universitário de Maringá. Sou formada em curso de inglês completo por mnemônica e neurolinguística. Tenho conhecimento de linguística, Teorias da literatura, literatura brasileira e práticas de ensino de língua portuguesa. E também, possuo conhecimento em práticas de ensino de língua inglesa e literatura em língua ingle ...
Gramática em Inglês , Inglês Intermediário, Inglês no Ensino Médio, Inglês para Vestibular, Inglês para Iniciantes, English Reading, Cultura Inglesa
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil