Participação dos pais no ensino-aprendizagem
Por: Ariel R.
27 de Agosto de 2018

Participação dos pais no ensino-aprendizagem

Pedagogia Ensino Fundamental Fundamental Reforço escolar Acompanhamento Leitura Aulas de reforço Dificuldades Dúvida Aprendizagem Alfabetização Geral

Sou professor Ariel e trabalho com ensino particular de matemática na região metropolitana de São Luís.

O artigo tratado em questão é sobre a participação dos pais/responsáveis na aprendizagem do aluno.

Em minha experiência ao longo desses anos de ensino tenho a percepção que somente com as aulas no ensino regular o aprendizado não atinge o ápice que poderia ter. A dificuldade pode ser apresentada a qualquer estudante, porém cabe a ele ou a seus familiares buscar esforços para superar esse obstáculo. No meu caso específico com matemática onde a disciplina exige um grau maior de comprometimento do aluno com os assuntos estudados na "base" é imprescindível  a abordagem dos pais nos lares com o estudante fazendo diálogos buscando perceber onde o mesmo possui maior dificuldade.

Como exemplo hipotético cito: O estudante após receber sua nota ruim já está com a auto estima em baixa e ao comunicar o pai/mãe do ocorrido não encontra o suporte que espera encontrar, pelo contrário, o responsável sem saber das premissas que levaram aquele resultado culpa o menor com palavras duras e nada motivadoras, isso quando às vezes a culpa não sobra para o professor da matéria por ter sido rígido com a  avaliação ( isso na opnião do responsável).

Mas eu pergunto : Qual a participação que o pai teve naquele resultado ?

Os tempos são difíceis, o mercado profissional cada vez nos exige mais qualificação e não admite erros, porém deve-se lembrar que a educação dos filhos é um dos melhores investimentos que os pais podem deixar de herança. Não me refiro só a parte financeira pagando as melhores escolas, melhores cursos o que não deixa de ser importante para quem pode fazer, mas como descrevi no começo do artigo, um acompanhamento corpo-a-corpo com conversas informais acredito que chega-se aos principais motivos do baixo rendimento escolar.

Em minha visão a cobrança deve existir antes da nota da prova, na preparação para o dia da mesma. Deixar o aluno a vontade, sem questiona-lo se fez os exercícios, se está tendo uma boa aprendizagem na escola, se consegue acompanhar bem o ritmo do professor , não ajuda em nada para o bom aprendizado. Devemos nos atentar a essas situações se queremos colher resultados bons.

Deixo aqui minha humilde opinião e coloco-me disposto a debater o assunto com todos que se dispuseram a ler.

 

Forte Abraço.

 

 

R$ 50 / h
Ariel R.
São Luís / MA
Ariel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Graduação: MATEMATICA (UEMA)
Aprenda Matemática
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 7 de setembro de 2018

Grande Ariel. Parabéns pelo trabalho.

Como você bem disse, a participação dos pais é muito importante no processo de construção educacional do aluno. Não basta apenas pagar as contas (Escola, cursos e etc.). A participação deve ser ativa, acompanhar o andamento das atividades, verificar dificuldades e outras problemáticas que podem surgir. Para assim, catalisar uma melhora significativa nesse aluno com dificuldade.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 07 de Setembro de 2018

Isso mesmo meu amigo prof Lucas. Nós que somos da área de Educação vivemos isso na pele

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 5 de setembro de 2018

Bem observado, prof. Ariel. Pais alheios a educação de seus filhos podem comprometer o seu processo de ensino-aprendizagem na escola.
Muitos pais, infelizmente, apenas se atentam no fim dos semestres, preocupados com as notas dos filhos, se serão suficientes pra fazê-los seguir adiante ou não, esquecendo-se da qualidade de aprendizagem desses.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 05 de Setembro de 2018

Excelente comentário prof Estela. Obrigado pelo feedback

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 28 de agosto de 2018

Excelente artigo prof. Ariel. É imprescindível a participação dos pais na educação dos filhos. A escola e a família precisam andar juntos, assim o aprendizado será mais efetivo.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 28 de Agosto de 2018

Obrigado prof Lídia

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil