App para resolver equações escritas a mão em papel
em 27 de Fevereiro de 2017
Sou professor Ariel e trabalho com ensino particular de matemática na região metropolitana de São Luís.
O artigo tratado em questão é sobre a participação dos pais/responsáveis na aprendizagem do aluno.
Em minha experiência ao longo desses anos de ensino tenho a percepção que somente com as aulas no ensino regular o aprendizado não atinge o ápice que poderia ter. A dificuldade pode ser apresentada a qualquer estudante, porém cabe a ele ou a seus familiares buscar esforços para superar esse obstáculo. No meu caso específico com matemática onde a disciplina exige um grau maior de comprometimento do aluno com os assuntos estudados na "base" é imprescindível a abordagem dos pais nos lares com o estudante fazendo diálogos buscando perceber onde o mesmo possui maior dificuldade.
Como exemplo hipotético cito: O estudante após receber sua nota ruim já está com a auto estima em baixa e ao comunicar o pai/mãe do ocorrido não encontra o suporte que espera encontrar, pelo contrário, o responsável sem saber das premissas que levaram aquele resultado culpa o menor com palavras duras e nada motivadoras, isso quando às vezes a culpa não sobra para o professor da matéria por ter sido rígido com a avaliação ( isso na opnião do responsável).
Mas eu pergunto : Qual a participação que o pai teve naquele resultado ?
Os tempos são difíceis, o mercado profissional cada vez nos exige mais qualificação e não admite erros, porém deve-se lembrar que a educação dos filhos é um dos melhores investimentos que os pais podem deixar de herança. Não me refiro só a parte financeira pagando as melhores escolas, melhores cursos o que não deixa de ser importante para quem pode fazer, mas como descrevi no começo do artigo, um acompanhamento corpo-a-corpo com conversas informais acredito que chega-se aos principais motivos do baixo rendimento escolar.
Em minha visão a cobrança deve existir antes da nota da prova, na preparação para o dia da mesma. Deixar o aluno a vontade, sem questiona-lo se fez os exercícios, se está tendo uma boa aprendizagem na escola, se consegue acompanhar bem o ritmo do professor , não ajuda em nada para o bom aprendizado. Devemos nos atentar a essas situações se queremos colher resultados bons.
Deixo aqui minha humilde opinião e coloco-me disposto a debater o assunto com todos que se dispuseram a ler.
Forte Abraço.
Grande Ariel. Parabéns pelo trabalho.
Como você bem disse, a participação dos pais é muito importante no processo de construção educacional do aluno. Não basta apenas pagar as contas (Escola, cursos e etc.). A participação deve ser ativa, acompanhar o andamento das atividades, verificar dificuldades e outras problemáticas que podem surgir. Para assim, catalisar uma melhora significativa nesse aluno com dificuldade.
Isso mesmo meu amigo prof Lucas. Nós que somos da área de Educação vivemos isso na pele
Bem observado, prof. Ariel. Pais alheios a educação de seus filhos podem comprometer o seu processo de ensino-aprendizagem na escola.
Muitos pais, infelizmente, apenas se atentam no fim dos semestres, preocupados com as notas dos filhos, se serão suficientes pra fazê-los seguir adiante ou não, esquecendo-se da qualidade de aprendizagem desses.
Excelente comentário prof Estela. Obrigado pelo feedback
Excelente artigo prof. Ariel. É imprescindível a participação dos pais na educação dos filhos. A escola e a família precisam andar juntos, assim o aprendizado será mais efetivo.
Obrigado prof Lídia