Capacidade instalada
Por: Jose L.
03 de Julho de 2015

Capacidade instalada

Ciências Contábeis Custos

A capacidade instalada ou o volume máximo de operações de um negócio, seja a manufatura de Bens,a prestação de serviços ou a comercialização de mercadorias, implica diretamente na apuração dos custos e definição dos preços, consequentemente na lucratividade do negócio.

Portanto, deve-se considerar as limitações físicas, temporais e financeiras para dimensionar corretamente o volume máximo de operações quantificando ou estimando o volume máximo de vendas, consideradas as restrições, gargalos e a capacidade de financiamento das vendas.

A partir desse conhecimento integrado efetuam-se as previsões de vendas em espaços de tempo,diário, semanal, quinzenal, mensal, bimestral, trimestral, quadrimestral, considerando as estações climáticas, possíveis interferências sazonais, até a previsão anual. Essas previsões devem considerar também cenários econômicos diferentes que alteram a demanda dos produtos conjuntamente com diferentes níveis de preço,s que possibilitam definir o volume mínimo de operações e vendas do negócio, volume este que remunere o capital investido.

Todo esse processo de análise se baseia nas estimativas de demanda do mercado e nos preços conhecidos dos produtos ou serviços iguais, similares ou substitutos, praticados pela concorrência direta ou indireta.

De posse dessas informações pode-se identificar as oportunidades de lucro caso o negócio possua a vantagem competitiva derivada do conhecimento integral dos custos e despesas assumidos quando escolhida a capacidade instalada.

O tamanho do espaço físico e sua localização, para atender o volume projetado de operações, o parque fabril e a capacidade de movimentação ou logística subsidiam a decisão de contratações da mão-de-obra, os turnos de trabalho e a demanda da energia sempre compatível com a expectativa das vendas atualizada.

Porém, todos esses fatores dependem de fontes de recursos, sendo estas, limitadas pela capacidade financeira dos sócios de aportar capital ou dos limites de crédito oneroso junto ao sistema financeiro e fornecedores.

Ainda dentro dessa análise deve-se levar em conta a política de vendas a prazo que implica em obter fontes adicionais de recursos, próprios ou de terceiros e nesse último caso, a dependência de crédito que pode ser limitada por fatores econômicos conjunturais alheios ao negócio.

Portanto, a estrutura de capitais escolhida pelos gestores interfere na definição da capacidade instalada e passa a ser uma restrição advinda dessa escolha, que deve ser permanentemente controlada.

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil