WhatsApp: Técnica definitiva para manter seu time alinhado.
em 23 de Agosto de 2017
Este é o unico artigo no mundo que conta de forma cronológica e direta, a verdade sobre marketing de relacionamento.
Neste, serão usados termos como marketing de relacionamento, marketing de rede, marketing multinível, marketing por indicação, vendas diretas, microfranquias e MMN, porém todos se referem ao mesmo significado. O mesmo para franqueado, consultor, associado, promotor ou representante. Não se prenda às nomenclaturas.
A primeira evidência do marketing de relacionamento é datada de 4 mil anos atrás. De acodo com o Velho Testamento um homem chamado Moisés recrutou 10 pessoas, formando sua primeira geração direta, instruiu-las a líderes e multiplicou as informaçōes necessárias para libertar o povo israelita da escravidão no Antigo Egito. Posteriormente amplamente utilizado por líderes, o "boca a boca", foi usado por Jesus Cristo, onde chamou 12 pessoas tornou-las líderes para multiplicar o amor e a firmeza de Deus por multiníveis. Sendo considerado, há mais de 2.000 anos após sua morte e ressureição, a personalidade mais influente da humanidade.
Em 1934 o médico e químico, Dr. Carl Rehnborg criou o processo de encapsulamento das vitaminas/medicamentos e inspirado nos modelos de produçōes revolucionarios como o Fordismo, decidiu remunerar seus colaboradores por meio de comissionamentos das vendas diretas em multiníveis. Inicialmente chamada de California Vitamins, mudou para NutryLight e finalmente NutriLife; e o inovador Vita6, ficou conhecido por VitaSol.
Na década de 20, uma sofisticada operação fraudulenta de investimento foi desmascarada. Esta que envolve pagamentos de rendimentos anormalmente altos aos investidores, à custa do dinheiro pago pelos investidores que chegarem posteriormente, em vez de ser fruto da receita gerada na comercialização real do produto ou serviço como um negócio real. O criminoso financeiro ítalo-americano Charles Ponzi, notabilizou-se como autor dessa gigantesca fraude. Conhecida muldialmente como Esquema Ponzi, pirâmide financeira ou simplesmente esquema pirâmide.
Em 1949 Joy e Rich, ja eram os mais bem remunerados da NutriLife levando a empresa a um crescimento gigantesco em poucos meses. Dez anos depois, em 1959 decidiram fundar a Amway, uma empresa no mesmo formato de remuneração porém desta vez ligado a inovação em produtos de limpeza, pois o consumo destes eram maiores do que linha nutricional na época, se tornando a maior empresa do segmento. Vinte anos depois, a gigante decidiu anexar a linha nutricional ao seu catálogo e comprou a NutriLife. Como gratidão pelo vínculo que tiveram, decidiram manter a linha com o mesmo nome de NutriLife.
O crescimento da indústria de marketing de rede em níveis, chamou a atenção dos criminosos financeiros os "pirâmideiros" que viram no marketing multinível e vendas diretas uma grande oportunidade de mascarar a pirâmide. Foi uma verdadeira chuva de empresas fraudulentas pirâmide em 1979, o que levou os EUA a regularizarem a atividade para distinguir a legalidade do multinível legitimo das criminosas pirâmides. A Amway voluntariou-se a ficar 2 anos sem nenhum novo consultor e afirmou que não só se manteria viva, como aumentaria significativamente o seu faturamento. E foi exatamente o que aconteceu, enquanto as pirâmides tinham seus ganhos na entrada de novas pessoas e declaravam falência, a Amway aumentou seu faturamento, criando novos produtos para o mesmo número de consultores comercializarem pelas vendas diretas, aumentando seu ticket médio trimestralmente.
Nos anos seguintes todos os países atualizaram suas legislaçōes para legalizar o Marketing de Relacionamento e criminalizando as pirâmides. O que levou ao faturamento da indústria de vendas diretas ser 1/3 do PIB americano e 23% do PIB japonês, com diversas empresas legalizadas, inovando o marketing multinível em suas bonificaçōes e nos produtos comercializados, como vendas via catálogo, via sites, bonificação binária, participação nos lucros da empresa e produtos inovadores de altíssima tecnologia.
No Brasil o MMN chegou na decada de 90, na chamada "terceira onda muldial do multinível" e em 2008, na "quarta onda do multinível", foi implementado o marketing de relacionamento moderno, pela empresa Hinode. Assim como nos EUA e Japão, os criminosos financeiros "pirâmideiros", também tentaram se mascarar com o multinível e marketing de indicação, porém, em 2013 uma operação da Polícia Federal juntamente com o Ministério Público Federal e PROCON, fechou mais de 130 esquemas pirâmides disfarçadas de empresas de marketing de relacionamento. Graças a ABEVD (associação brasileira de empresas de vendas direstas) que ficou responsável por regulamentar e atestar a ética das empresas brasileiras, com o apoio da WFDSA (World Federation of Direct Selling Associations) traduzido Federação Mundial de Associaçōes de Venda Direta e fiscalizada pelos orgãos públicos, as pirâmides financeiras são descobertas em no máximo 6 meses. Encarcerando os criminosos e dando maior credibilidade a empresas com mais de 5 anos na indústria do relacionamento.
Hoje, o Marketing de Relacionamento se atualizou às tecnologias e redes sociais, devido a mudança como as pessoas se relacionam e despertam desejo pela compra, a venda "porta a porta" se tornou obsoleta na indústria de vendas diretas, indo para o novo patamar de inovação chamado de Marketing 2.0. Os principais idealizadores desta nova "onda" são da divisão empresarial GIGANTES, atuantes no seguimento pelo GRUPO HINODE.
O Marketing de Relacionamento é a melhor opção do SÊC XXI para empreender, amplamente defendido por personalidades influentes como Mark Zuckerberg, empresários de sucesso como Bill Gates, escritores renomados como Robert Kiyosaki, artistas como Silvio Santos e cada vez mais pelo senso comum. Onde da ao profissional uma grande alavancagem financeira como de um negócio próprio, mas com baixo investimento compativel com a economia, um acompanhamento intelectual como das universidades, ao mesmo tempo a liberdade e tranquilidade de uma franquia digital, sem problemas com funcionários, custos mensais e sem as burocracia do empreender convencional.
Referências:
>O negócio do século XXI, Robert Kiyosaki, 2010
>Go Pro - 7 Passos Para Se Tornar Um Profissional do Marketing de Rede, Eric Worre, 2010