Memória de elefante
Por: Bárbara Z.
29 de Janeiro de 2021

Memória de elefante

Redação Geral Vestibular Redação

 

Você já deve ter ouvido essa expressão por aí. Ela se refere a uma característica bastante interessante dos elefantes e nós, muitas vezes, pensamos que seria muito bom ter uma memória assim. Será que é possível?

Bem, o cérebro de um elefante tem características parecidas com as de seres humanos. Um exemplo disso é a presença de córtex pré-frontal e hipocampo bem desenvolvidos, duas estruturas que participam do processamento da memória. O hipocampo, por exemplo, é muito importante no processo de aprendizagem, recebendo informações, estabelecendo relações entre os conteúdos aprendidos e atuando na conversão da memória de curto prazo em memória de longo prazo. Além disso, também tem papel importante na regulação das emoções.

Obviamente, existem outras estruturas cerebrais que atuam no processamento de nossas memórias e podemos dizer que é um campo ainda bastante obscuro para as neurociências. No entanto, enquanto os cientistas do cérebro continuam suas pesquisas, já podemos utilizar alguns conhecimentos para potencializar nossa memória.

  1. Repetição. Para quem estuda, significa revisar e praticar, constantemente;
  2. Concentração. Faça um favor ao seu cérebro e não dê a ele mais do que uma tarefa intelectual por vez, ou o resultado será frustrante;
  3. Durma. É nesse período que as informações recebidas ao longo do dia são descartadas ou convertidas em memórias de longo prazo. Se o sono for ruim, sua memória ficará prejudicada;
  4. Alimente-se bem. Os alimentos são o nosso combustível, portanto é importante ingerir muitos nutrientes e fibras. Vegetais antioxidantes devem ser ingeridos diariamente. Ah, e beba água!
  5. Medite. Ah, lá vem ela de novo... Acredite, eu bato nessa tecla porque é isso que as neurociências vêm nos mostrando a cada estudo publicado. Não é à toa que monges de diversas tradições orientais conseguem memorizar milhares de páginas de textos sagrados durante sua formação. A meditação atua fortemente em diversas áreas do cérebro e traz benefícios psicológicos e cognitivos ao praticante. E, além de garantir melhor desempenho nos estudos, seu corpo ficará mais relaxado e suas emoções mais equilibradas.

Adote essas dicas e cuide bem do seu cérebro! :)

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil