Memória de elefante
em 29 de Janeiro de 2021
Você certamente já experimentou a sensação de ter tantas coisas na cabeça a ponto de não conseguir se concentrar em nada direito. Não importa o esforço que faça, fica pulando de uma atividade para outra sem conseguir manter sua atenção em nada por muito tempo. E essa sensação pode vir acompanhada por ansiedade, angústia, pernas inquietas e outros claros sinais de agitação.
Quando isso acontece, fica difícil estudar, trabalhar e até interagir com outras pessoas. Podemos ficar irritadiços de uma hora para outra e até entrar em conflito com alguém por causa disso. Enfim, nada parece resolver essa sensação de não ter poder sobre a própria mente.
Acontece que você tem a capacidade de coordenar o que acontece em sua cabeça. Você só precisa aprender como e depois tem que praticar.
A mente de um ser humano produz até 70.000 pensamentos por dia, você sabia disso? Parece impossível pensar na administração de tantas informações, mas o fato é que essa quantidade enorme de pensamentos ocorre, muitas vezes, por causa dos padrões mentais que desenvolvemos ao longo da vida. Pode observar, certos pensamentos são recorrentes em sua cabeça, indo e vindo sem razão aparente. E por que será que isso ocorre? Bem, nosso cérebro se habitua aos tipos de pensamentos mais frequentes, fazendo com que os pensamentos que mais repetimos se tornem mais fortes. Por exemplo, se você tem muito medo de não passar no vestibular e pensa nisso muitas vezes, seu cérebro ficará familiarizado com esse tipo de pensamento e ele rondará a sua mente o tempo todo. Os resultados disso são: ansiedade, estresse, falta de concentração, fadiga física etc.
Mas, como disse, a parte boa dessa história é que nossa mente pode ser treinada. Uma das formas de se fazer isso é habituando sua mente a um estado de atenção e relaxamento, simultaneamente. E é aí que entra a famosa meditação.
Meditar nada mais é do que colocar a atenção em uma única coisa, igorando todo o resto. Vamos fazer um teste. Experimente prestar atenção à sua respiração durante 1 minuto. Apenas observe o ar entrando e saindo pelas narinas, o abdômen se movimentando para a frente e para trás. Qualquer pensamento que surja em sua mente enquanto observa sua respiração deixe passar, procurando não se deixar levar e voltando sua atenção ao ar que entra e sai.
Por mais que pareça estranho, nossa mente não é capaz de pensar em várias coisas ao mesmo tempo, e é por isso que meditar nos ajuda a desenvolver a capacidade de dar atenção apenas àquilo que queremos. A plasticidade cerebral, tão conhecida atualmente, tem a ver com isso. Podemos moldar nosso cérebro de acordo com os nossos hábitos, inclusive os hábitos mentais.
Além disso, a prática diária de meditação auxilia na diminução do estresse, da ansiedade, melhora as funções cognitivas, como memória, raciocínio lógico e criatividade, e ainda relaxa corpo e mente. Tudo o que um estudante de alta performance precisa.
Então, se você deseja aquietar sua mente dos milhares de pensamentos que a rondam, treine-a para se concentrar. Isso vai te ajudar não apenas com relação ao seu rendimento nos estudos, mas também no aspecto emocional, que também deve fazer parte do seu treinamento para os vestibulares.
Que tal experimentar esse poder? =)