Por que aprender um novo idioma?
Bianca G.
em 11 de Setembro de 2019

Falar outros idiomas... Bom, se você gosta de linguística e de literatura, como eu, provavelmente já quis ou sempre quer aprender novos idiomas, certo? Porém, se não é esse o seu caso, talvez ache entediante só a ideia de começar a aprender outra língua.

Mas não se preocupe! Vou lhe mostrar, em 10 tópicos, porque aprender novos idiomas pode se tornar algo extremamente empolgante. Vem comigo!

1. Estimula o cérebro

Como em qualquer aprendizado o cérebro é estimulado e por isso estabelece novas conexões neuronais para que se adapte às informações desconhecidas que recebe. Consequentemente, há ganhos de memória e de raciocínio.

Ou seja, aprendendo a falar francês, por exemplo, você esquece menos de seus compromissos e consegue achar soluções rapidamente para os problemas que surgem no seu cotidiano.

2. Compreende outras culturas

Um idioma é construído por um povo. Ele é alterado pela sociedade que integra ao longo dos anos e, por isso, é histórico e cultural. Além disso, ele influencia as relações sociais, formando as pessoas de uma nação.

Por isso, quando você decide começar a falar espanhol, você está, necessariamente, abrindo-se para descobrir quais as formas de comunicação e expressão e como elas se comportam.

3. Torna-se mais flexível em relação ao mundo

Este tópico é, evidentemente, relacionado ao anterior. Ora, se você se dispõe a conhecer uma outra cultura, ou várias outras culturas, vai percebendo aos poucos que somos todos seres humanos, mas com singularidades que devem ser respeitadas e aceitas para que possamos viver em harmonia.

4. É melhor recebido em outros países

Aqui falo por experiência própria! Nada como chegar em outro país e ser gentilmente recebida porque está esforçando-se ao máximo para compreender as pessoas e ser compreendida através da língua deles.

Em geral, os estrangeiros não exigem que sejamos perfeitos ao falar o idioma deles. Apenas sentem-se apreciados e fazem questão de nos ajudar a aprimorar nossos conhecimentos!

5. Pode fazer amigos ao redor do mundo

Não sei você, mas desde minha adolescência sempre achei fascinante conversar com pessoas ao redor do mundo sobre as diferenças culturas, trocar cartas e e-mails, e, esperar um dia poder visitá-los ou recebê-los em minha casa.

Nada melhor do que aprender a língua deles para estabelecer um contato inicial, não acha?

6. Adquire possibilidade de fazer intercâmbios

Estudar em outro país é um enriquecimento em vários sentidos. Mas principalmente na conquista de uma independência por estar longe de casa. Afinal, ao fazer um intercâmbio você precisa decidir-se rapidamente sobre várias questões e não há tempo hábil pedir conselhos à família ou amigos.

Mas, em geral, para poder estudar ou trabalhar em outro país, exige-se um nível básico de outro idioma.

7. Obtém maior reconhecimento no trabalho

Diversas empresas precisam de colaboradores que dominem outras línguas. Seja para estabelecer contatos no exterior, para compreender materiais e conteúdos de outros países ou mesmo expandir a marca e os serviços para novos territórios globais.

8. Estabelece rede de contatos profissionais globais

Junto com o tópico anterior, se você sabe falar inglês, por exemplo, amplia bastante sua possibilidade de empregos. Isto porque você não precisa apenas concorrer pelas vagas nacionais, você é competente para trabalhar fora de seu país também.

9. Aprimora a própria compreensão do português

Outra vez falo por experiência pessoal. Cada vez que aprendemos um idioma diferente pensamos sobre nossa própria língua materna. Estabelecemos associações, fazemos comparações e nos instigamos a estudar novamente questões que foram deixadas de lado e nem lembrávamos delas.

10. Ganha autoconfiança

Bom, finalmente, algo que é extremamente recompensador. Quando você percebe que conversa com pessoas em outro idioma, compreende o que elas estão falando e é compreendido ao se expressar... É... Isso é o melhor de tudo! É uma sensação de competência e realização, tudo ao mesmo tempo!

Mas agora me diga, o que você acha de aprender um novo idioma? Já sabe qual mais lhe interessa? Deixe seu comentário abaixo!

Curitiba / PR
Aulas de Português, Inglês e Francês com o objetivo de saber se comunicar e interagir mais amplamente!
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 50 / aula
Conversar Whatsapp do professor Bianca G. Whatsapp do professor Bianca G. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 h e 3 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil