Um breve resumo sobre o império romano
Por: Contato C.
28 de Novembro de 2017

Um breve resumo sobre o império romano

História Antiga

Dois mil anos atrás, o mundo era governado por Roma. Da Inglaterra para a África e da Síria para a Espanha, um em cada quatro pessoas na terra morava e morreu de acordo com o direito romano. 

O Império Romano no primeiro século dC misturou a sofisticação com a brutalidade e, de repente, pode afastar-se da civilização, da força e do poder para o terror, a tirania e a ganância. 

Líder do pacote 

Na frente da matilagem estavam os imperadores , um grupo estranho de homens (sempre homens). Poucos estavam OK: alguns eram bons - alguns até eram ótimos - mas muitos abusaram de sua posição e poder.Eles tinham um trabalho para a vida, mas essa vida sempre poderia ser encurtada. O assassinato foi um risco ocupacional. 

Os imperadores estavam sentados no topo da ordem social de Roma. Isso foi tão fino como a farinha. Foram necessárias qualificações específicas para os romanos serem admitidos como equestrias ou senadores. Mesmo os escravos libertados tinham direitos diferentes dos cidadãos. 

Vida diária na Roma antiga 

Além do mais, o status social de qualquer cidadão governou a vida queeles levaram. Enquanto todos os romanos apreciavam os banhos e faziam parte da refeição noturna, suas roupas e comida, casas e passatempos eram um produto de sua classe. 

Aqueles que tentaram escalar as fileiras com muita rapidez foram zombados de Petronius, apenas um dos muitos escritores romanos , cuja observação e inteligência ainda respiram a vida em uma sociedade há muito tempo morta. 

Mais do que uma cidade 

Petronius conhecia bem a cidade, mas Roma em si era muito mais do que apenas uma cidade. Seu império era uma vasta coleção de estados, apoiados pela força. Nem sempre foi pacífico. Inimigos e rebeldes como Cleópatra e Boudicca revelaram o aço romano que ficava atrás de sua civilização. 

Mesmo admitindo a revolta ocasional, o império foi uma conquista enorme. Era um mercado enorme em que os cidadãos podiam negociar e viajar sem obstáculos. Isso ajudou a propagação de religiões estrangeirascomo o judaísmo e o cristianismo primitivo até a própria Roma.Lentamente, essas religiões invadiram espíritos e deuses romanos tradicionais. 

No final do primeiro século dC, Roma foi governada por um espanhol, Trajano. Ele foi o primeiro de muitos imperadores estrangeiros que mostraram que o Império Romano era um vaso de fusão vasto e multicultural que ainda tem relevância, mais de 2.000 anos depois. 

fonte: <a href="https://aulazen.com/historia/imperio-romano-resumo-ascensao-e-queda-de-roma/" rel="noopener" target="_blank">https://aulazen.com/historia/imperio-romano-resumo-ascensao-e-queda-de-roma/</a>

https://aulazen.com/historia/imperio-romano-resumo-ascensao-e-queda-de-roma/

R$ 50 / h
Contato C.
Natal / RN
Especialização: Biologia, Física (Unesp de Rio Claro)
Venha estudar Biologia
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil