O ciclo do acido cítrico
Contato Cliquesim
em 20 de Março de 2018

O ciclo do ácido cítrico, também conhecido como ciclo de Krebs, é como as células eucarióticas convertem carboidratos, gorduras e proteínas em energia química. A célula absorve nutrientes e oxigênio, processa-os através de uma série de reações enzimáticas para gerar trifosfato de adenosina (ATP) e expele CO 2.  Esse processo é conhecido como respiração celular.

Os cursos de bioquímica exigem que você conheça todas as estruturas, as transformações químicas, as enzimas e os metabólitos do produto final. Isso é muita informação, pois o  é um dos caminhos mais complexos que você encontrará. Seu primeiro objetivo é memorizar as estruturas e a ordem em que elas aparecem no ; consulte o guia de estudo do Krebs para isso. Seu segundo objetivo será entender cada transformação catalítica. Este guia irá focar a transformação enzimática em maior detalhe.

Respiração Celular e Mitocôndrias

ATP é a moeda molecular da energia em uma célula. Este guia enfoca a síntese de ATP em células não fotossintéticas. As mitocôndrias (mitocôndrias singulares) são o principal local para a produção de ATP em células eucarióticas. Há duas partes na respiração celular, (1) a produção do ciclo de ácido cítrico de NADH e FADH 2, e (2) a cadeia de transporte de elétrons que usa NADH e FADH 2 para produzir ATP.

A membrana interna terá interfaces chamadas cristas que se projetam na matriz. Essas dobras são revestidas com proteínas associadas à cadeia de transporte de elétrons (ETC). O  não produz ATP diretamente; em vez disso, produz os metabólitos necessários para alimentar a ETC, que produz ATP. Para gerar ATP, o ETC requer oxigênio e portadores de elétrons de alta energia (NADH e FADH 2 ). Todo o processo de absorção de oxigênio e geração de ATP, calor e CO 2 como subprodutos é a respiração celular.

Ciclo do ácido cítrico

Guia rápido sobre enzimas. Existem muitas enzimas associadas ao. Conhecer a nomenclatura enzimática ajuda a entender o tipo de reação e os substratos envolvidos. As enzimas seguem a convenção: [ substrato ou ligante ] [tipo de reação] - ase. Por exemplo, citrato sintase : citrato é um ligante, a reação foi uma síntese, e -ase marca como o nome da enzima. Algumas sintases são abreviadas como apenas ligadas: por exemplo, a fumarato sintase à fumarase.

Acetil CoA

As mitocôndrias precisam de um suprimento constante de acetil-CoA para alimentar o ciclo do ácido cítrico. Esta molécula é formada através da quebra de ácidos graxos, aminoácidos e glicogênio (a forma armazenada de glicose). Procure nosso guia de estudo de glicólise e ácidos graxos para uma explicação mais profunda. Os ácidos graxos são decompostos em acetil-CoA diretamente. O processo não é tão simples para a glicose.

Glicólise é o processo que converte glicose em piruvato. Isso ocorre no citosol da célula. Uma molécula de glicose produz dois piruvatos, que então se movem para a matriz da mitocôndria e são convertidos em acetil-CoA. Piruvato de piruvato desidrogenase  oxidativamente descarboxilatos (perda de CO 2 ) e os elétrons são capturados pelo NAD +. O grupo de acilo resultante acetila a coenzima A (CoA-HS) dando acetil-CoA com CO gasoso 2 e NADH como produtos secundários. Essa reação é irreversível.

AcetilCoA ➔  Citrato

Acetil CoA agora pode se mover para o  propriamente dito. O oxaloactato, o produto final do, reage com acetil CoA para formar citrato na presença de citrato sintase. As sintases catalisam reações que unem moléculas sem o uso de ATP.

Esta é uma reação aldólica seguida por uma hidrólise de CoA. O acetil CoA age como o enolato nucleofílico e ataca o oxaloacetato eletrofílico no carbonil. O intermediário citrilo-CoA resultante é de curta duração e a hidrólise da ligação tioéster forma citrato. A hidrólise de acetil-CoA é energeticamente desfavorável, o que é bom. Isto evita a hidrólise prematura da matéria prima primária para o. A citrato sintase realiza a hidrólise, aproximando os dois substratos e polariza as ligações dentro da bolsa da enzima. A citrato sintase só pode hidrolisar citrilo-CoA e não acetil-CoA.

Citrato ➔  Isocitrato

O grupo hidroxilo terciário em citrato não é propício para a descarboxilação oxidativa que se segue. A enzima aconitase vai isomerizar o citrato, mantendo a mesma fórmula molecular, mas movendo a posição do álcool.

A isomerização é realizada por uma desidratação do álcool para formar o cis-aconito. Esta reação é reversível, a ligação dupla é hidratada,  mas apenas o produto anti-Markovnikov, isocitrato, prosseguirá para a próxima etapa. Reveja as regras de Markovnikov de substituir ligações duplas da química orgânica.

Isocitrato ➔ α- cetoglutarato

Esta é a primeira das quatro reações de redução da oxidação (redox) no  que produzem NADH ou FADH 2 ; sem contar a conversão de piruvatos em acetil-CoA. As mitocôndrias usam NADH e FADH 2 como portadores de elétrons de alto potencial de transferência para a ETC produzir ATP.

 

A descarboxilação oxidativa do isocitrato para o α- cetoglutarato é catalisada pela isocitrato desidrogenase. Quando ligado à enzima, o isocitrato é primeiro oxidado ao oxalosuccinato de b-cetoácido , com a redução concomitante de NAD + a NADH. O oxalosuccinato resultante é um intermediário instável e rapidamente descarboxilatos. A perda de CO 2 impulsiona essa reação irreversível. A formação de α-cetoglutarato é o passo limitante da taxa global no  (ver abaixo Limitação da Taxa pela Regulamentação Aloárica).

α-cetoglutarato ➔  Succinil CoA

Esta é a segunda reação redox no  e também é impulsionada pela descarboxilação oxidativa. Como na reação anterior, a perda de CO 2 torna essa via irreversível.

Resumo

O ciclo do ácido cítrico é um dos sistemas mais complexos que os estudantes de bioquímica são obrigados a conhecer. O que dificulta a aprendizagem do ciclo de Krebs é o grande volume de informações. Divida as informações o máximo que puder. Aprenda as estruturas, suas seqüências e enzimas associadas primeiro, seguidas pelos mecanismos enzimáticos.

 

 

Natal / RN
Especialização: Biologia, Física (Unesp de Rio Claro)
Especialista em aulas para o ensino médio Artigos feitos sob medida. Vídeo aulas. Aulas online ao vivo Ofereço quinze minutos gratuitos
Genética, Zoologia, Ecologia, Botânica, Fisiologia, Biologia para Ensino Fundamental, Biologia Geral
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 55 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil