5 dicas infalíveis para aprender inglês sozinho
Por: Profes
01 de Junho de 2021

5 dicas infalíveis para aprender inglês sozinho

Tá sem tempo ou sem grana para um curso de inglês tradicional? Não tem problema. Você pode aprender o idioma mesmo assim!

Inglês Básico Conversação Gramática Geral

Aprender um novo idioma requer esforço e dedicação. Não tem fórmula mágica, além de estudo e prática. Mas, quem decide expandir suas possibilidades de comunicação pode colher resultados muito interessantes, seja você um jovem estudante ou um adulto em busca de crescimento no mercado de trabalho.

A gente já escreveu aqui no blog do Profes alguns artigos abordando os benefícios do segundo idioma - especialmente o inglês - o tempo que você vai precisar se dedicar para dar os primeiros passos na língua do 'Tio Sam' e aplicativos que podem te auxiliar neste processo.

Mulher com post-its

Hoje, vamos fazer algo diferente. Vamos listar 5 dicas valiosas para você que está sem tempo ou sem grana para investir em um curso, mas quer  aprender sozinho a se expressar  sem passar sufoco.

1 . Por onde começar?

Entender qual o tamanho das suas habilidades com o idioma é uma boa forma ‘startar’ a jornada de aprendizagem. Isso vai te dar mais clareza sobre os aspectos que você precisa dedicar mais ou menos atenção. 

Para isso, você pode buscar testes online de avaliação de nível. Muitas escolas de idiomas oferecem isso de forma totalmente gratuita. Outro caminho é realizar essa avaliação no site da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Eles oferecem um ambiente totalmente gratuito em que você pode testar as suas habilidades a partir do seu objetivo com o idioma, seja inglês para estudantes, trabalho ou para falantes em geral.

2. Entenda qual o melhor método para o seu estilo de aprendizagem

Aplicativos de inglês ou vídeoaulas em canais no YouTube? Qual dos formatos retém mais a sua atenção? Teste cada um dos métodos para escolher aquele que mais se adequa ao seu estilo de aprendizagem.

Se for bom para você, combine os dois formatos para reforçar os seus conhecimentos. Aqui você pode conhecer uma série de apps gratuitos.

Homem com Headphones

3.  Spotify com letra

Que tal acionar a ferramenta de letra no Spotify para curtir e cantar juntos com as suas bandas favoritas? É um jeito simples e gostoso de entrar em contato com o inglês sem ter aquele peso de ‘agora é a hora do estudo'. 

Ouça uma, duas vezes a sua música favorita e tente identificar como as palavras são pronunciadas pelos cantores. Se tiver algum termo ou expressão desconhecido para você, anote no bloco de notas e depois busque a tradução. Isso vai ajudar a expandir o seu vocabulário.

Confira abaixo 3 musicas legais para você curtir enquanto aprende:

Queen – Don’t stop me now
Coldplay – Viva La Vida
Ed Sheeran – Shape of You

4. Filmes e séries em inglês

Áudio e legenda em inglês. Adote esse mantra na hora de maratonar na Netflix!
A dica é antiga, mas muito eficiente para aprimorar a sua capacidade de compreensão da língua falada. Além disso, é uma estratégia eficiente para aprender gírias e expressões mais informais, principalmente em produções direcionadas para o público jovem.

Assim como na dica anterior, não deixe de anotar e traduzir as palavras que você não conhece. 

Netflix

5. Use as redes sociais a seu favor

O Facebook, o Instagram e o Twitter existem para conectar pessoas, certo? Por que não usar as redes para entrar em contato com nativos com interesses similares aos seus? Anota essa dica porque é a MAIS VALIOSA!

Com apenas alguns cliques você pode buscar grupos ou perfis de pessoas interessadas em praticar o idioma e entrar em contato com outras culturas. Use e abuse desta oportunidade
Ao conversar com um nativo você terá mais chances de aprender e colocar em prática o inglês como ele é de fato utilizado por seus falantes. Se houver abertura, a pessoa também poderá corrigir pequenos equívocos, como os falsos cognatos que sempre pegam a gente despercebido.

Em troca, quem sabe, você pode ensinar um pouco do português e com isso conquistar uma nova amizade. O melhor de tudo? Não precisa pagar nada por isso!

Essas dicas foram úteis para você? Então não deixe de curtir e compartilhar com outras pessoas, assim conseguimos empoderar e expandir conhecimento.

451.064 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil