Mindfulness: entenda o que é a prática da atenção plena
em 30 de Maio de 2022
Na hora de escolher um professor particular, os alunos observam várias características do profissional. Você já parou para pensar em como você se apresenta para futuros alunos? Preparamos esse texto com ótimas dicas que vão ajudar você a trabalhar seu marketing pessoal e atrair alunos!
O aluno precisa ter confiança no educador que passará conteúdos para ele. Uma postura que demonstre profissionalismo é fundamental para criar essa imagem de confiabilidade. Existem alguns erros que podem colocar tudo a perder, como falta de pontualidade, desorganização, linguagem inadequada no trato com o estudante, aparência desleixada, dentre outros, portanto, evite cometê-los!
Na hora de pensar no seu marketing pessoal, um bom perfil é essencial, afinal, é através dele que seus futuros alunos terão o primeiro contato com você. E para isso, o primeiro passo é escolher uma foto que passe seriedade e profissionalismo. Não precisa ser uma foto séria, mas evite colocar fotos informais demais ou fazendo careta, por exemplo.
Outro ponto importante é a seleção das disciplinas que você lecionará. Não seja genérico, estabeleça designações específicas. Por exemplo, oferecer simplesmente aulas de português pode não ser atrativo para o aluno que possua uma necessidade específica; mas pode ser interessante oferecer aulas de gramática voltada para o ENEM ou interpretação de textos voltada para concurso público, por exemplo.
Para ter um perfil bem completo, não se esqueça de listar suas formações e experiências profissionais, pois são elas que, num primeiro momento, demonstrarão seu domínio sobre os assuntos lecionados. Alguns professores usam ainda vídeos para se apresentarem, que são mais uma oportunidade para passar credibilidade e profissionalismo aos futuros clientes. Confira mais dicas no vídeo abaixo:
Quando um estudante entrar em contato, é essencial demonstrar interesse por suas necessidades, perguntando quais são seus objetivos com as aulas. Entender quais são suas dificuldades e onde seus alunos querem chegar com as aulas será fundamental para que se sintam seguros ao contratar você.
Outro ponto importante é o tratamento durante as aulas. Dedique-se exclusivamente ao aluno, não se distraia com outras tarefas e desligue o celular!
Na hora da busca por um professor particular, o estudante pode se deparar com diversos profissionais que ainda não conhece. Na hora da seleção, ele olhará tudo: foto, currículo, disciplinas lecionadas, vídeo e também as avaliações.
Ter avaliações positivas de alunos anteriores é um excelente fator que contribuirá para que seu perfil tenha credibilidade e seja mais competitivo dentre tantos outros disponíveis. Por isso, vale a pena pedir para que seus alunos o avaliem sempre! Se você não disser nada, pode ser que eles se esqueçam de avaliar, portanto lembre-se disso.
Além do currículo completo, outras formas de mostrar domínio dos conteúdos são responder dúvidas e escrever artigos! No Profes, há uma ferramenta de tira dúvidas e uma de blog. Ambas podem ser usadas pelos professores para melhorar ainda mais sua confiabilidade e seu marketing pessoal!
Agora que você já está por dentro das boas práticas, conheça alguns bons exemplos para você se inspirar na hora de montar o seu perfil:
- https://br.portalprofes.com/FelipeCarvalho
- https://br.portalprofes.com/vinicius_girnys
- https://br.portalprofes.com/robertomedeiros
- https://br.portalprofes.com/luilobo
Com o marketing pessoal bem trabalhado, com certeza você conseguirá despertar a confiança e atrair cada vez mais alunos para o seu perfil! Por isso, mãos à obra: complete agora mesmo seu perfil e, se você ainda não faz parte do nosso time, cadastre-se agora mesmo e comece a dar aulas particulares online!
No perfil não há espaço para que o professor explique como prepara ou como dá sua aula.
Oi Thais, eu sugiro que você utilize o espaço "sobre", para informar sobre essas questões. :)
Oi Thais, eu sugiro que você utilize o espaço "sobre", para informar sobre essas questões. :)