Estude no exterior com a sua nota do ENEM!

Pedagogia
Estude no exterior com a sua nota do ENEM!
Profes
em 30 de Julho de 2016

Todo ano, milhares de alunos prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), na esperança de ingressar em uma faculdade. Mas algo que muitos desconhecem é que, além de ser um complemento ao vestibular, essa prova pode ter muitas outras utilidades na sua vida acadêmica. Quer conhecer mais sobre o que o exame pode fazer para te ajudar? Então confira o post de hoje!

Ingressar em universidades sem prestar vestibular

A primeira dica é a mais conhecida. Além de servir como complemento para algumas provas, conferindo pontos extras ao aluno, em muitas instituições de ensino superior, o exame pode substituir a prova do vestibular. Tanto entre as faculdades públicas quanto entre as particulares, são muitas as que usam o ENEM para admitir novos alunos. Cada universidade possui critérios diferentes para utilizar essa prova, portanto vale a pena conferir como a faculdade pela qual você tem interesse utiliza a nota.

Ganhar bolsas de estudos

Através do programa ProUni – Programa Universidade Para Todos – é possível ter acesso a diversas bolsas de estudos em faculdades particulares. Há bolsas integrais ou parciais usando a nota do ENEM, que variam de acordo com a instituição, o curso, o turno e a modalidade de concorrência selecionados. Para participar, basta preencher alguns requisitos, como renda, escolaridade e nota mínima no ENEM do ano imediatamente anterior.

Estudar fora do país

Muitos têm o sonho de estudar fora, mas não sabem que a nota do ENEM pode ser o primeiro passo para sua realização. Algumas universidades de Portugal possuem acordo com o Ministério da Educação (MEC) e reservam vagas para brasileiros e elas podem ser acessadas pela nota do exame – os critérios de seleção variam de acordo com a instituição de ensino. 

 

Completar o ensino médio

No nosso país, é comum encontrar pessoas que não possuem ensino médio completo e o Exame Nacional do Ensino Médio pode ser uma ótima pedida também para essas pessoas. O MEC permite que ele seja usado como comprovante de domínio dos conteúdos escolares na obtenção do diploma de conclusão do ensino médio. Com um diploma assim, muitas portas se abrem ao estudante, como a possibilidade de cursar uma faculdade ou de se enquadrar em diversos concursos públicos e vagas de emprego.

Participar de programas como o Ciências sem Fronteiras

A pontuação do ENEM pode ser usada, ainda, para que o universitário consiga se candidatar ao programa Ciências Sem Fronteiras e fazer um intercâmbio acadêmico de mobilidade internacional. O programa exige uma pontuação mínima de 600 e exige que o exame tenha sido feito após 2009.

Se candidatar a cursos técnicos

É possível também ingressar em cursos técnicos com a nota do exame. Para isso, é preciso seguir o regulamento do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) e se inscrever. O SiSU abre inscrições duas vezes ao ano. O sistema não possui limites de idade nem de renda, não cobra taxa de inscrição e, além de cursos técnicos, também pode ser útil no ingresso do aluno em cursos superiores.

Viu como sua nota do ENEM pode ser útil para muito mais do que um complemento do vestibular? Então comece já a estudar para tirar uma excelente pontuação e atingir seus objetivos! E se você quer saber as nossas dicas de como pode tirar mais proveito dos seus estudos mesmo durante as férias, confira o nosso artigo sobre o tema!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil