O que mais cai em física no Enem?
Por: Profes
12 de Outubro de 2021

O que mais cai em física no Enem?

Fique de olho nos conteúdos que não podem faltar na sua revisão!

Física Ensino Médio ENEM Pré-Vestibular

Eletrodinâmica, termologia e ondulatória são temas que precisam estar frescos na memória quando o assunto é o que mais cai em física no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os três aparecem com frequência na prova pela facilidade com que podem ser relacionados com situações do nosso cotidiano ou fatos da atualidade. Aliás, o Enem adora esse tipo de relação, viu? 

Mas não é só isso que você deve considerar no seu cronograma de estudos.  Outros tópicos apontados como recorrentes pela Coletânea Enem, desenvolvida pelo Sistema  Poliedro, são: trabalho, potência, acústica e resistores

Em um vídeo especial sobre revisão, o professor de física Léo Gomes, da plataforma Descomplica, dá alguns exemplos de como as teorias da física podem ser identificadas em situações corriqueiras do nosso dia a dia. Ele também fala sobre algumas pegadinhas que caíram em edições anteriores do exame e deixaram os estudantes com os cabelos em pé. Confira abaixo uma delas!

Quer saber o que mais cai nas questões de química do Enem? clique aqui!

Pegadinha no Enem

Imagine que na sala da sua casa há uma tomada de 110 V com um benjamim. Uma televisão, uma caixa de som e uma luminária estão conectadas a ele. Se os aparelhos contam com a mesma voltagem, a tomada não deveria ser 330V para que todos pudessem funcionar? 

Segundo o professor, a resposta é NÃO, porque todos compartilham a mesma voltagem da tomada.

Gomes completa dizendo que este é um ótimo exemplo de associações em paralelo, quando o assunto é resistores. Repare que além de exigir a plena compreensão do conceito, o enunciado aborda uma situação que quase todos os brasileiros vivenciam. Quem não tem um benjamim em casa, não é mesmo?

EscrevendoCrédito: Freepik/ Jcomp

Decorar não é saber

É importante dizer que o Enem não tem a característica de cobrar fórmulas, então você não precisa se preocupar em memorizar todas elas. Entretanto, é importante ressaltar que você precisa ter uma base sólida de conhecimentos sobre as teorias da física e as suas aplicações, relacionando-as sempre que possível, porque pode acontecer de dois ou mais conceitos serem cobrados em uma única questão. 

Treine com as provas anteriores

Para não errar na revisão, a melhor forma é treinar. Baixe as versões anteriores do exame e pratique para se habituar ao estilo e aos conteúdos das questões. Além disso, o Enem exige grande resistência e capacidade de concentração dos candidatos, então, treinar é a melhor forma de se preparar para esse desafio. 

Para conferir as edições anteriores do Enem, clique aqui.
 
Quer tirar dúvidas, fazer simulados ou revisar os conteúdos das principais provas de entrada em uma universidade brasileira? Na plataforma do Profes, você encontra professores particulares que podem te ajudar a montar um planejamento de estudos para garantir o tão sonhado passaporte para o ensino superior.

451.435 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil