O que mais cai em Química no Enem?
Por: Profes
12 de Outubro de 2021

O que mais cai em Química no Enem?

Confira quais são os conteúdos que não podem ficar de fora dos seus estudos para garantir aquele notão na prova

Química Ensino Médio ENEM Pré-vestibular Química Geral

Quando o assunto é química, quais são os temas mais exigidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? O Profes levantou três indicações de conteúdos sobre a disciplina para você não deixar NADA de fora do seu cronograma de estudos!

Coletânea Enem

Segundo informações da Coletânea Enem, desenvolvida pelo Sistema Poliedro, ligações químicas, polaridade e força são os tópicos mais cobrados nas questões que compõem parte da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Em seguida vem reações químicas e eletroquímica na lista dos temas mais frequentes.

Professor Robson Correia

Em entrevista ao portal G1, o professor Robson Correia, do Colégio Nossa Senhora das Neves, foi um pouco além e indicou 10 tópicos importantes quando o assunto é o Enem. De acordo com ele, os candidatos devem revisar e testar seus conhecimentos sobre os seguintes assuntos: 

  1. Separação de misturas;
  2. Polaridade e forças intermoleculares;
  3. Química orgânica;
  4. Funções inorgânicas;
  5. Estequiometria;
  6. Química ambiental e radioatividade;
  7. Eletroquímica;
  8. Termoquímica e termodinâmica;
  9. Cinética química;
  10. Equilíbrios;

Biologia Total

Na mesma linha foi o Blog do Biologia Total, que destacou química orgânica, eletroquímica, termoquímica e forças intermoleculares entre os assuntos mais cobrados nos testes.
 
Quer saber o que mais cai nas questões de matemática do Enem? clique aqui!

Crédito: Freepik/ Wayhomestudio

Dica boa para você!

Apesar dos estudos direcionados se mostrarem essenciais para a garantia de uma base sólida de conhecimento, no caso da prova do Enem, isso não significa garantia de ótimos resultados. A interdisciplinaridade é uma das características do exame, que exige que o candidato conecte diferentes habilidades, como capacidade de interpretação de texto, gráficos e tabelas e a associação de conteúdos teóricos da disciplina com fatos da atualidade. 
 
Inclusive, o professor Correia indica que a melhor forma de se preparar para a prova é relacionando as teorias com situações do cotidiano. “Na hora de revisar, é interessante fazer questões que estejam relacionadas a eventos do dia a dia e como esses assuntos podem ser aplicados em nossa vida. Essa é uma prática bem comum nas perguntas de química do Enem”.
 
O Blog do Biologia Total, também ressalta a estratégia ao dizer que o exame vai exigir que o candidato conheça as substâncias que podem ser facilmente encontradas no nosso entorno, assim como seus processos de obtenção e propriedades. Nessa lista, eles destacam o etanol, a gasolina e os principais ácidos e bases.

Treine com as provas anteriores

Se você pretende realizar o exame, não deixe de baixar e responder as edições anteriores da prova para se habituar ao estilo e aos conteúdos das questões. Além disso, o Enem exige grande resistência e capacidade de concentração dos candidatos, então, treinar é a melhor forma de se preparar para esse desafio. 
 
Para conferir as edições anteriores do Enem, clique aqui.
 
Quer tirar dúvidas, fazer simulados ou revisar os conteúdos da principais provas de entrada em uma universidade brasileira? Na plataforma do Profes, você encontra professores particulares que podem te ajudar a montar um planejamento de estudos para garantir o tão sonhado passaporte para o ensino superior.
 
Bons estudos!

450.396 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil