O que mais cai em Matemática no Enem?
Por: Profes
12 de Outubro de 2021

O que mais cai em Matemática no Enem?

Alguns temas não podem ficar de fora da sua revisão; confira quais são eles!

Matemática Ensino Médio ENEM Reforço Escolar

Você pediu e a gente ouviu. No artigo de hoje, fizemos um levantamento dos assuntos que mais caem em matemática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das provas mais aguardadas por quem deseja tirar aquele notão e conquistar a tão sonhada vaga no ensino superior.

Vamos ao que interessa: os assuntos!

Probabilidade, estatística, funções, porcentagem e geometria estão entre os eixos temáticos mais cobrados no exame. Não deixe de considerá-los no seu planejamento de estudos para evitar dúvidas no momento de selecionar a resposta certa.

Em um vídeo especial sobre revisão, a professora de matemática Juliana Ramos, da plataforma Descomplica, recomenda que os estudantes entendam os conceitos e as fórmulas que envolvem cada um desses temas.

Quando o assunto é probabilidade, por exemplo, ela indica o estudo dos números de casos favoráveis e possíveis, assim como probabilidade condicional. Em estatística, ela lembra a importância da interpretação de gráficos e de tabelas e a revisão das medidas de resumo (a média, a moda e a mediana).

Estudando no computadorCrédito: Freepik

A professora também destaca que alguns tópicos, como funções, porcentagem, razão e proporção podem “passear” entre várias questões da prova de matemática do Enem. Ou seja, podem ser cobrados nos enunciados de forma secundária ou indireta. Então, vale estudar e treinar muito bem cada um deles, ok? Sempre que possível, relacionando-os com conceitos mais complexos, entre os temas que citamos no início do texto.

Em geometria plana e geometria espacial, o professor de matemática Thales Graça, do Anglo Vestibulares, em entrevista à Revista Quero, ressalta que “é preciso saber a relação sobre áreas, como as do triângulo e dos principais quadrados. Sobre volumes, é preciso saber de prisma, cilindro, pirâmide, cone e esfera”.

Para fugir de pegadinhas, ele recomenda atenção redobrada à interpretação das questões, principalmente nos exercícios de lógica.

Quer saber o que mais cai nas questões de física do Enem? clique aqui!

Como estudar?

Um dos caminhos é revisitar os conceitos, entender as fórmulas e exercitar os conhecimentos com atividades práticas. 

Para não errar na revisão, nossa dica é baixar as versões anteriores do exame e responder as questões para se habituar ao estilo e aos conteúdos cobrados. Além disso, o Enem exige grande resistência e capacidade de concentração dos candidatos, então, não tem segredo, treinar é a melhor forma de se preparar para esse desafio. 

Para conferir as edições anteriores do Enem, clique aqui.
 
Quer tirar dúvidas, fazer simulados ou revisar os conteúdos das principais provas de entrada em uma universidade brasileira? Na plataforma do Profes você encontra professores particulares que podem te ajudar a montar um planejamento de estudos e garantir o tão sonhado passaporte para o ensino superior.
 
Quer ajuda com um conteúdo específico? O Tira Dúvidas é um espaço de compartilhamento de conhecimentos. Envie uma pergunta e obtenha uma resposta rápida, certeira e didática de um dos nossos profissionais. O melhor de tudo? Você não precisa pagar nada por isso.
 
Bons estudos! 

450.369 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil