O que mais cai em Português no Enem?
Por: Profes
12 de Outubro de 2021

O que mais cai em Português no Enem?

Não deixe nada de fora do seu cronograma de estudos!

Português Reforço Escolar Aulas Particulares Ensino Médio ENEM

O que mais cai em português no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Tá aí uma dúvida comum entre aqueles que se preparam para ingressar no ensino superior. A disciplina faz parte da prova Linguagens, Códigos e suas Tecnologia e exige dos candidatos uma base sólida de conhecimentos sobre gramática e literatura, além da capacidade de ler e interpretar diferentes tipos de textos.

Mas o que eu preciso considerar no meu cronograma de estudos?

Mulher com documentos na mesaCrédito: Freepik/ Wayhomestudio

Em entrevista à Revista Quero, o professor de língua portuguesa, Henrique Braga, do Anglo Vestibulares, destaca cinco pontos importantes que devem ser considerados no período de preparação para a prova. São eles:

  1. Leitura e interpretação de texto; 
  2. Gêneros textuais;
  3. Variedades linguísticas;
  4. Textos multimodais;
  5. Movimentos artísticos.

Ele comenta que o Enem não é o tipo de exame que exige apenas a análise sintática de uma frase. Pelo contrário, é uma prova com enunciados longos, que cobram do candidato a capacidade de associar conhecimentos distintos, como identificar aspectos teóricos da língua a partir de textos jornalísticos, por exemplo.

Quer saber o que mais cai nas questões de física do Enem? clique aqui!

De olho no noticiário

Aliás, aqui vai uma dica importante: é comum que os enunciados e a própria redação façam referência a temas em discussão na sociedade, então, vale ficar antenado aos principais acontecimentos do Brasil e do mundo. 

Na edição de 2020, a redação teve como tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, um assunto que tem ganhado cada vez mais repercussão no noticiário e nas redes sociais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo, mais de 18,6 milhões de brasileiros - o equivalente a 9,3% da população - convivem com esse transtorno. 

Voltando à prova de português, também é importante que o estudante conheça as características que diferenciam uma crônica de uma notícia ou de um texto opinativo, e que consiga deduzir ideias e tirar conclusões a partir dos conteúdos lidos. Que tenha na ponta da língua as regras de pontuação, concordância verbal e nominal e saiba quais as estruturas que compõem uma frase.

Mulher com livrosCrédito: Freepik/ Wayhomestudio

Quando o assunto é literatura, vale se debruçar sobre os principais movimentos literários do país, e o Modernismo é um deles!

Observe que todos esses pontos também são citados pela Coletânea Enem, desenvolvida pelo Sistema Poliedro, que mapeia os conteúdos mais recorrentes na prova de português e de literatura do Enem:

  1. Estrutura e formação de palavras;
  2. Preceitos básicos dos estudos literários;
  3. Pontuação; 
  4. Verbo;
  5. Modernismo no Brasil: primeira geração;
  6. Classes de palavras;
  7. Origens do realismo e realismo machadiano; 
  8. Pré-modernismo;
  9. Gêneros textuais;
  10. Funções da linguagem;
  11. Intertextualidade;
  12. Variação linguística. 

Treine com as provas anteriores

Então, já sabe, anote cada uma dessas dicas no caderninho e mãos à obra. Estude, revise, treine e garanta que você está preparado para esse desafio. Baixe e responda as edições anteriores do exame para se habituar ao estilo e aos conteúdos das questões. 

Para conferir as edições anteriores do Enem, clique aqui.
 
Quer tirar dúvidas, fazer simulados ou revisar os conteúdos das principais provas de entrada em uma universidade brasileira? Na plataforma do Profes, você encontra professores particulares que podem te ajudar a montar um planejamento de estudos para garantir o tão sonhado passaporte para o ensino superior.
 
Quer ajuda com um conteúdo específico? O Tira Dúvidas é um espaço de compartilhamento de conhecimentos. Envie uma pergunta e obtenha uma resposta rápida, certeira e didática de um dos nossos profissionais. O melhor de tudo? Você não precisa pagar nada por isso.
 
Bons estudos! 

450.523 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 21 de julho de 2022

Muito bom e atualizado!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil