Que tal ser autônomo, trabalhar com o que você ama

Seja feliz profissionalmente trabalhando com seu desejo

Administração Profissional
Que tal ser autônomo, trabalhar com o que você ama
Profes
em 15 de Agosto de 2019

Que tal ser autônomo, trabalhar com o que você ama e um copo grande de café?

Trabalhando com copo de café

Existem as mais diversas maneiras de trabalhar em casa e conseguir manter uma bela renda, seja ela fixa ou extra. É uma ótima forma para muitas pessoas se estabelecerem em uma profissão, principalmente dentro desse caótico cenário da crise atual de desemprego que vivemos.

Muitos observam a vida do profissional autônomo e acha bem simples e tranquila, contudo, é totalmente diferente disso. É necessário muita organização e levar realmente a sério sua atuação, se não vai perder muitos projetos. Não é porque você é seu próprio chefe que pode seguir uma vida sem cobranças!

Felizmente, existem alguns princípios e padrões que, se você respeitar e seguir, vai te levar ao sucesso do trabalho autônomo, conseguindo fugir de todo o estresse de uma profissão “convencional”, onde é preciso perder horas no transito e encarrar pessoas grosseiras na rua, e se estabelecer dentro da sua própria casa.

Abaixo vamos apresentar as principais dicas para isso e outras diversas informações que podem te interessar muito.

  1.     Tenha um bom equipamento e uma boa internet

Independente da área profissional que você siga, podendo ser um redator que só utiliza o Word para digitar, como um professor virtual que dá aulas que duram horas e precisa estar sempre conectado aos alunos, deve estar preparado e com tudo funcionando de forma correta para atuar.

Compre um bom computador ou notebook, instale uma internet com conexão estável (indicando até que ligue o cabo de rede no seu PC), tenha cadernos e canetas próximos para anotações importantes, fique sempre de olho no celular para contatar seus clientes. Enfim, pense bem em todo o aparato que irá precisar para trabalhar em casa.

  1.     Trabalhe em um local organizado

Quando você começa a trabalhar em casa, provavelmente a primeira coisa que virá na sua cabeça é esse pensamento:

“Ah, finalmente, vou conseguir trabalhar descalço, de pijama, embaixo das cobertas e deitado na minha caminha”.

Bom, caso tenha imaginado que a vida do autônomo é assim, você errou. Apesar de parecer bem tentador, esse cenário que foi descrito acima é caótico e bem bagunçado. Dificilmente vai conseguir atuar bem nele.

Tente sempre trabalhar sentado em uma cadeira confortável e em um espaço que esteja limpo e sem bagunças ou coisas pessoais. Lembre que ali é seu escritório e você deve tirar seus melhores resultados dentro dele, mantendo só itens que vão servir para seu trabalho.

Local organizado

  1.     Defina horários e prazos

Apesar de existir um cliente que você está oferecendo os seus serviços, dentro de um trabalho autônomo, é essencial que defina horários e prazos para serem respeitados.

Trabalhando em casa, você é seu próprio chefe. E mesmo essa situação sendo boa e um tanto cômoda, já que não existe uma pessoa te cobrando e pedindo resultados a cada minuto, isso também pode ser ruim, pois pode relaxar rapidamente e acabar desorganizando tudo.

Assim, é essencial criar uma planilha e decidir os seus horários na semana e em quanto tempo vai conseguir entregar os projetos. Fazendo isso, você inicia uma rotina de trabalho normal e sistemática, sempre respeitando aquilo que foi decidido.

  1.     Foco total

Assim como foi falado no tópico anterior, quando não existe uma pessoa te supervisionando, é muito comum você, como autônomo, acabar se distraindo com uma rede social ou conversando com um familiar dentro de casa.

Quando está trabalhando, o foco deve ser totalmente naquilo. Independente de estar em casa ou em um escritório, quando você começa a atuar, deve respeitar o que está fazendo.

Deixe celulares e videogames longe, informe seus amigos e familiares que está trabalhando e, dependendo da situação, não ligue nenhuma música, pois ela também pode tirar seu foco.

  1.     Descanse

Apesar de trabalhar como autônomo ser algo bem mais dinâmico e você pode atuar várias horas seguidas para conseguir terminar um projeto o mais rápido possível, sempre é interessante parar alguns minutos para dar um tempo à sua mente e corpo.

Entre os horários e términos de alguma parte do seu projeto, pare um pouco. Vá comer, andar, mexer um pouquinho no celular, conversar com amigos ou até jogar videogame. O importante é fazer algo que te tire um pouco do estresse do trabalho.

Descansando

Obviamente, que não é para abusar desses descansos. Eles devem durar de 30 a 40 minutos, somente para você relaxar um pouco e poder voltar melhor para o trabalho.

  1.     Aprenda outras línguas

O mundo está cada vez mais conectado e dentro da globalização. Hoje em dia, alguém que só fala sua língua nativa sai muito atrás dentro do mercado de trabalho junto aos seus concorrentes. E isso não é diferente junto ao ambiente de trabalho autônomo.

Com isso, caso você deseje trabalhar em casa como freelancer, conseguir seguir uma carreira nessa forma de atuação e ganhar dinheiro sendo seu próprio chefe, é essencial que aprenda uma segunda língua.

Por exemplo, fazendo um curso de inglês, você poderá dar aulas online como um professor digital ou pegar projetos de tradução de artigos, e-books e livros.

Todo o aprendizado é importante para sua vida pessoal e evolução profissional, principalmente quando aprende mais de uma nova cultura ou linguagem.

  1.     Conheça a plataforma Profes para oferecer seus serviços

Por fim, mas ainda muito importante, começar a vida de autônomo não é nada simples. Conseguir se estabelecer no mercado e encontrar novos clientes é difícil e requer bastante esforço.

Um jeito de encurtar esse caminho e conseguir projetos rapidamente é com a plataforma Profes que conecta o professor até pessoas que estão interessadas nos serviços dele.

Seguindo essas dicas e se esforçando muito para trabalhar em casa e alavancar sua profissão, em pouco tempo você vai conseguir se adaptar muito bem ao trabalho autônomo e ganhar dinheiro, podendo até transformar na sua renda fixa principal.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
José A.
em 17 de Agosto de 2019

Muito interessante esse artigo!!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil