Estequiometria (1)
Bruno Oliveira
em 02 de Abril de 2015

O nome já assusta, né? O significado desta "bela" palavra vem do grego e numa tradução livre quer dizer "medida + elementos". Para o nosso foco, a estequiometria é a parte da Química que se preocupa com as quantidades de substâncias que estão presentes em uma relação e também com a proporção entre estas quantidades.

Vamos começar com uma reação bem simples como exemplo: a síntese da água a partir dos gases hidrogênio e oxigênio.

2 H2 (g)

+

O2 (g)

-->

2 H2O (g)

4g

+

32g

=

36g

Agora, imagine que é necessário fazer a mesma reação, só que em quantidades maiores; 100 vezes maiores, por exemplo. Teremos então as seguintes massas de reagentes e produtos:

2 H2 (g)

+

O2 (g)

-->

2 H2O (g)

400g

+

3200g

=

3600g

Repare que, ao aumentar a escala da reação, a proporção entre os reagentes e produtos se manteve inalterada:

2 H2 (g)

+

O2 (g)

-->

2 H2O (g)

4

:

32

:

36

1

:

8

:

9

A proporção 1:8:9 (que deve ser lida como “uma parte de hidrogênio para uma parte de oxigênio para uma parte de água) é a “marca registrada” desta reação; se esta proporção for modificada, veremos uma outra reação, com um outro produto:

H2 (g)

+

O2 (g)

-->

H2O2 (g)

2

:

32

:

34

1

:

16

:

17

Se na primeira reação tivemos como produto a água, agora temos como produto o peróxido de hidrogênio (água oxigenada, para os íntimos). Duas proporções diferentes, dois produtos diferentes.

E se eu dissesse para vocês que, nesse exemplo que eu acabei de mostrar, já podemos aplicar duas importantíssimas leis naturais?

A primeira delas é a Lei de Proust ou Lei das Proporções Definidas. Pelo nome dá pra imaginar que tem a ver com proporções, mas o que em específico? Esta Lei diz que, se mudarmos as proporções entre os reagentes e produtos, a natureza do produto será diferente. Se vocês olharem, é justamente o que aconteceu lá em cima. Quando a proporção era 1:8:9, o produto era água; quando a proporção foi de 1:16:17, o produto foi água oxigenada.

Uma outra maneira de se entender essa Lei é pensar numa receita de bolo: se para fazer um bolo se usa 500 g de farinha, 1 copo de leite e 2 ovos, para se fazer 10 bolos usaremos 5000 g de farinha,10 copos de leite e 20 ovos. PORÉM, se você misturar 5000 g de farinha, 10 copos de leite e DOIS ovos, você estará alterando a proporção entre os ingredientes e duas coisas acontecerão: (1) o resultado desta receita será diferente e (2) você não vai querer comer esse bolo, porque ele certamente não estará gostoso.

A segunda Lei envolvida é a Lei de Lavoisier. Esta Lei trata do seguinte: se numa reação a soma dos reagentes for 20 g, os produtos somados devem ter 20 g. Parece óbvio, mas é uma constatação importante demais, pois impede que a gente “crie” ou “destrua” matéria; a Química lida com transformações na eletrosfera dos elementos, ou seja, trocas, empréstimos, roubos ou doações de elétrons. Quando as reações acontecem envolvendo núcleos dos elementos, damos o nome de reações (adivinhem) nucleares, e aí temos uma modificação no balanço de massa (os produtos podem ser mais leves ou pesados que os reagentes). Essa diferença vem do fato da famosa equação do Einstein E=MC2, onde existe uma conversão de energia em massa ou vice-versa. 99,99% das reações que veremos no Ensino Médio NÃO LIDAM COM ISSO. (que bom, não é?).

Como esse post já está grande demais, vamos parar por aqui. Na nossa próxima postagem, veremos aplicações práticas em exercícios e estratégias para você SEMPRE acertar.

Abraços!

Bruno Oliveira.

 

Natal / RN
Graduação: Química (UFRJ)
Formado em Química pela UFRJ, tenho mais de 10 anos de experiência em aulas particulares e de reforço. Tenho conteúdo dedicado para ENEM. Foco na compreensão da base teórica e resolução de exercícios, afinal Exatas só se aprende com muito suor e treino :) Comigo você vai estudar Química e Física de um jeito diferente. Traduzo os termos técnicos, crio analogias mais fáceis de serem entendidas... é como se essas matérias, comigo, se tornassem descomplicOPS, outro site kkk. Brincadeiras à parte, ...
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