Príncipios de uma agrofloresta
Por: Breno T.
22 de Novembro de 2022

Príncipios de uma agrofloresta

O que constituem um SAF - Sistema Agroflorestal

Ciências da Terra Ciências Ciências Da Natureza Concurso Vestibular Ensino Superior Ensino Médio

           Nossos solos, por terem uma diversidade de raízes, atrairão diferentes seres que irão contribuir para que esse lugar seja mais fértil. Para entender de verdade os SAF's é necessário tempo e estudo, porém quanto mais conhecemos, mais rica será a nossa área de plantio. Para facilitar este entendimento,  abordamos alguns conceitos importantes: 

           ADUBAÇÃO VERDE - Um grande segredo da agroecologia é a nossa adubação verde, ao plantar estas espécies ajudamos a proteger o solo  do sol, do vento e da chuva, além de fixar nitrogênio no solo. A adubação verde também contribui para o controle dos “inços”, existe um  ditado popular que é "quem não quer capim, planta capim" utilizado para designar a importância de escolhermos um capim que produza bastante biomassa e não seja tão difícil de retirar depois, desta forma  selecionamos quem irá crescer no lugar dos 'inços'. No caso das leguminosas (família das fabáceas), é recomendado cortá-las somente quando estiverem florindo, desta forma irá disponibilizar uma quantidade maior de nitrogênio para o solo. Geralmente, a adubação verde é semeada em uma área que futuramente irá receber o plantio, estas plantas irão melhorar a qualidade dos nossos solos, melhorando os aspectos físicos, químicos e biológicos.

          BIOLOGIA DO SOLO - Todos os seres do local irão contribuir para a evolução de um ambiente mais saudável. As árvores liberam água para a atmosfera deixando o clima mais úmido e ajudando na formação das chuvas. As folhas, frutos e galhos caem e formam um cobertor no solo, os microrganismos (fungos, bactérias) transformam tudo em alimento para as plantas. Os insetos e aracnídeos fazem pequenos túneis no  solo, ajudando a entrada de água e ar no subsolo. Assim, pela lei natu- ral, as folhas, os frutos e os galhos irão se decompor e serão trabalha- dos pelos seres que ali habitam, formando um ciclo, onde nada se  perde e tudo se transforma. Esta grande diversidade de alimentos vai sendo liberada em doses corretas e só pode ser produzida pela vida diversificada do solo. Portanto,  se trabalhar criando vida e acelerando estes ciclos a fer  lidade do seu solo será muito melhor. Entre os seres que compõem a biologia do solo estão: as minhocas, fungos, besouros, bactérias, protozoários, entre tantos outros.

           ESTRATIFICAÇÃO - O estrato representa o 'andar' que as árvores ocupam no seu ecossistema de origem, na sua fase sucessional. Por exemplo, uma aceroleira é um estrato alto e um abacateiro é estrato médio,  mesmo o abacateiro ficando com uma altura maior que a acerola,  então podemos perceber que, o estrato não é apenas a altura da árvore, ela é importante sim, o que nos dirá a qual estrato pertence é  necessário saber a quantidade de luz que a planta precisa. Em algumas regiões do RS, agricultores produzem erva-mate junto com araucárias, a araucária tem um estrato emergente e a erva-mate estrato médio, portanto, a araucária produz sombra para a erva-mate, que produz mais quando é plantada na sombra. Devemos estra ficar conforme a altura da planta e com a incidência de luz, a que prefere pouca luz ficou no 'andar' de baixo. Temos dois cultivos utilizando a mesma área, gerando duas fontes de renda. Este sistema pode ser mais complexo, quando aumentamos a quantidade de indivíduos  diferentes. São diversas, mas para facilitar o entendimento abordaremos somente estratos emergentes, altos, médios, baixos e rasteiros.

          SUCESSÃO NATURAL - Além do espaço, devemos considerar um outro fator: o tempo. A sucessão é um processo que ocorre junto da estratificação. Se plantarmos as espécies baseadas em suas funções, no tempo de vida e altura, estaremos otimizando processos e utilizando os nossos recursos de forma mais eficiente. Quando é formado uma  nova clareira, a vegetação começa o processo de recuperação, primeiramente vem as colonizadoras (vegetação nativa), junto vem as pioneiras, na sequência as secundárias e depois as clímax, cada uma crescendo em seu tempo e velocidade, cada uma irá criar condições para que  as próximas possam se estabelecer. Portanto, o conceito de sucessão ecológica consiste em utilizar várias plantas com cada uma colaborando com o crescimento das outras e melhorando a fertilidade dos solos. Por isso, é tão importante plantar  em consórcios, pois assim uma planta cuida da outra e prepara o ambiente para as que virão no futuro. Enquanto mamoeiros e bananeiras  crescem temos a colheita de espécies mais exigentes em sol, como milho, feijão e mandioca, antes deles ainda podemos colher alface,  rabanete e rúcula, no futuro mais distante teremos árvores produzindo frutas e madeiras.

         COBERTURA MORTA - A técnica que trouxe resultados maiores e ime- diatos foi cobrir o solo. A cobertura de solo e a adubação verde se complementam. A cobertura morta é todo material vegetal que possa ser  utilizado para cobrir os canteiros, a suas funções para o sistema é  manter a umidade no solo, ajudar a controlar o pH, evitar a compactação e erosão da chuva, aumentar a absorção de água, ao se decompor libera nutrientes, portanto, irá contribuir para a formação de matéria orgânica. A matéria orgânica é formada por restos de animais, plantas e fezes, por isso ela é um pouco escura, neste sistema, as fezes de uns, serão o alimento para outros. A matéria orgânica é sempre o alimento, a fonte de energia que viabiliza o trabalho de uma infinidade de seres, que juntos deixam todo o  ambiente fértil e adequado à vida.  A cobertura morta pode ser qualquer material de origem vegetal que tenha em sua propriedade, restos de árvores podadas, como galhos e folhas, o mais utilizado é o capim, seja ele o nativo ou o plantado. É  realizado o corte deste material e utilizado para cobrir os canteiros, o ideal é cobrir 100% do solo. A melhor cobertura vegetal é a madeira, ela funciona como uma esponja que suga água e libera aos poucos quando o solo está seco, ela serve como habitat para diversos seres que irão decompor este material orgânico e liberar nutrientes para as  plantas, se este material for misturado ao solo, os microrganismos consumiriam parte do nitrogênio disponível para as plantas, quando é  colocada em cima dos canteiros, além de manter o solo úmido, atrai e mul plica os microrganismos.

R$ 40 / h
Breno T.
São Gabriel / RS
Breno T.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Ciências da Terra para o Ensino Médio Ciências da Terra - Floresta Ciências da Terra - Agroecologia
Graduação: Engenharia Florestal (UNIPAMPA)
Engenheiro florestal que realiza plantios diversos. Vamos plantar nosso alimento de forma orgânica!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil