Príncipios de uma agrofloresta
em 22 de Novembro de 2022
Durante anos o planeta vem sofrendo com a ação do ser humano, desde a Revolução Verde o que conseguimos foi levar os ecossistemas a quase um colapso, exterminando com diversas espécies. O ser humano com seu olhar egoísta, acredita estar acima da natureza, conside- rando-se como o único ser inteligente deste planeta. Através desta ideia de superioridade vem o desejo de dominação, e como já sabemos, não somos nada comparados com a grandiosidade da natureza. Devemos traçar um caminho onde vamos trabalhar juntos, ser humano e natureza, pois fazemos parte de um grande sistema onde todos os seres possuem funções e caracterís cas que formam, em conjunto, um grande e único macrorganismo (Planeta Terra).
O que é uma agrofloresta? É uma forma de plantar, observando como a natureza cria as florestas. Hoje, os agricultores agroflorestais colhem alimentos com melhor qualidade e maior quan dade do que quando colocavam fogo e cortavam as árvores no próprio terreno para fazer suas roças. Estes mesmos produtores investiram em tentar algo diferente e hoje cultivam mandioca, feijão e milho junto com árvores nativas e frutíferas. Outra possibilidade, é fazer consórcios com pastagens. Consorciar é quando plantamos juntos diferentes plantas (Sistema Agroflorestal) ou criamos animais junto com plantas no mesmo espaço (Sistema Agrossilvipastoril) aproveitando para beneficiar os dois.
A agrofloresta se faz por processos, ou seja, os insumos ajudam no começo, porém a ideia é que o próprio sistema se alimente, extinguindo o uso dos insumos (orgânicos ou artificiais). Mas por que isto acontece? Porque aqui trabalhamos com o melhoramento da fertilidade do solo, tanto na parte física, química e biológica. Nossos solos, por terem uma diversidade de raízes, atrairão diferentes seres que irão contribuir para que esse lugar seja mais fértil. Para entender de verdade os SAF's é necessário tempo e estudo, porém quanto mais conhecemos, mais rica será a nossa área de plantio. Para facilitar este entendimento, abordamos alguns conceitos importantes: adubação verde, biologia do solo, estratificação, sucessão natural e cobertura do solo.