SISTEMAS AGROFLORESTAIS - SAF's
Por: Breno T.
22 de Novembro de 2022

SISTEMAS AGROFLORESTAIS - SAF's

O que é?

Ciências da Terra Ciências Ciências Da Natureza Concurso

            Durante anos o planeta vem sofrendo com a ação do ser humano, desde a Revolução Verde o que conseguimos foi levar os ecossistemas  a quase um colapso, exterminando com diversas espécies. O ser humano com seu olhar egoísta, acredita estar acima da natureza, conside- rando-se como o único ser inteligente deste planeta. Através desta  ideia de superioridade vem o desejo de dominação, e como já sabemos, não somos nada comparados com a grandiosidade da natureza.  Devemos traçar um caminho onde vamos trabalhar juntos, ser humano e natureza, pois fazemos parte de um grande sistema onde todos os  seres possuem funções e caracterís  cas que formam, em conjunto, um  grande e único macrorganismo (Planeta Terra).

           O que é uma agrofloresta? É uma forma de plantar, observando como a natureza cria as florestas. Hoje, os agricultores agroflorestais colhem  alimentos com melhor qualidade e maior quan  dade do que quando colocavam fogo e cortavam as árvores no próprio terreno para fazer suas roças. Estes mesmos produtores investiram em tentar algo diferente e hoje cultivam mandioca, feijão e milho junto com árvores nativas e frutíferas. Outra possibilidade, é fazer consórcios com pastagens. Consorciar é quando plantamos juntos diferentes plantas (Sistema Agroflorestal) ou criamos animais junto com plantas no mesmo espaço (Sistema Agrossilvipastoril) aproveitando para beneficiar os dois.

          A agrofloresta se faz por processos, ou seja, os insumos ajudam no começo, porém a ideia é que o próprio sistema se alimente, extinguindo o uso dos insumos (orgânicos ou artificiais). Mas por que isto acontece? Porque aqui trabalhamos com o melhoramento da fertilidade do solo, tanto na parte física, química e biológica. Nossos solos, por terem uma diversidade de raízes, atrairão diferentes seres que irão contribuir para que esse lugar seja mais fértil. Para entender de verdade os SAF's é necessário tempo e estudo, porém quanto mais conhecemos, mais rica será a nossa área de plantio. Para facilitar este entendimento,  abordamos alguns conceitos importantes: adubação verde, biologia do solo, estratificação, sucessão natural e cobertura do solo.

R$ 40 / h
Breno T.
São Gabriel / RS
Breno T.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Ciências da Terra para o Ensino Médio Ciências da Terra - Floresta Ciências da Terra - Agroecologia
Graduação: Engenharia Florestal (UNIPAMPA)
Engenheiro florestal que realiza plantios diversos. Vamos plantar nosso alimento de forma orgânica!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil