Use máscara e siga seguro na prática do exercício
em 09 de Outubro de 2020
Bom deixa eu começar pelo início.
No dia 27 de março desse ano, a Organização Mundial da Saúde publicou um Q&A sobre como se manter ativo durante a COVID-19.
Nesse Q&A a OMS faz uma série de considerações sobre a prática de exercícios ao ar livre, ressaltando sempre a obediência as restrições dos órgãos governamentais locais.
Mesmo assim, recomendo para meus alunos e atletas realizarem seus treinos dentro de casa e em ambientes minimamente controláveis (eu mesmo estou fazendo isso no momento!).
De um modo geral, tanto a OMS, quanto o Ministério da Saúde sugerem manter uma distância de segurança entre 1 e 2 metros entre as pessoas quando é necessário frequentar algum local público.
Mas qual seria a distância de segurança para quem deseja correr na rua?
Para responder essa pergunta, os engenheiros holandeses e belgas Blocken, Malizia, van Druenen e Marchal analisaram o padrão de deslocamento de partículas de saliva e suor enquanto corremos.
"Quando alguém está correndo, respira, espirra ou tosse, as gotículas ficam e se espalham pra atrás no ar e quem vem logo atrás entra no slipstream e atravessa essa 'nuvem'." Blocken
Blocken et al., chegaram a essa conclusão simulando a ocorrência dessas gotículas durante uma corrida com pessoas em diferentes posições – geralmente esse tipo de modelagem é utilizado para a melhora do nível da performance de atletas (corredores, triatletas e ciclistas) ao determinar qual o melhor posicionamento em relação a seu adversário de modo a sofrer menor resistência do ar.
Enquanto para os atletas, mais próximo e dentro da slipstream melhor, no caso da COVID-19 o inverso é mais sensato.
Com base nesses resultados, aconselham a manutenção de uma distância de segurança entre 4 a 5 metros com um posicionamento diagonal para corredores que estejam num mesmo sentido e , em caso de ultrapassagem, levar em conta esse posicionamento e essa distância no início da aproximação.
Uma informação que dever ser levada em consideração quando você sair para correr na rua.
DICAS (caso pretenda correr na rua):
E só então cuide da sua hidratação e alimentação.
Bons treinos e divirta-se,mas sempre om a orientação de um profissional de Educação Física e seguindo as determinações dos órgãos oficiais locais.
Referência bibliográfica: