Divertindo-se com o Inglês
Por: Carlos T.
04 de Janeiro de 2016

Divertindo-se com o Inglês

Inglês Nativo Gramática Vocabulário Escrita Fala Sotaque Aprendizado Gírias Tempos Verbais Língua Escrever Dia A Dia Música

Neste artigo, irei apresentar uma das maneiras mais legais e divertidas de se aprender inglês!

Eu não sei se você tem hábito de ouvir músicas em inglês, porém, é exatamente sobre a importância de ouvir essas músicas para o seu aprendizado na língua inglesa que vamos abordar neste post!
Sempre temos aqueles amigos que nunca fizeram nenhum curso de inglês, nunca se dedicaram de fato a estudar inglês, nunca moraram em outro país e mesmo assim apresentam um conhecimento razoável no inglês, alguns podemos dizer que até uma “quase fluência”, e quando questionados o porquê desse conhecimento eles respondem
“É que eu gosto de ouvir muitas músicas em Inglês, daí eu terminei aprendendo”… isso soa bem familiar certo?
Existe uma falsa impressão de que para aprender inglês é necessário estudar gramática e mais gramática, saber aonde utilizar cada palavra de maneira gramaticalmente correta, entender sobre tempos verbais, pronomes, sujeito, adjetivo, substantivo e todos os “ivos” a mais presente na norma padrão.
Porém como queremos saber e falar perfeitamente outro idioma se não falamos ou escrevemos corretamente nem o nosso próprio idioma, isso mesmo, somos fluentes no português e por dia cometemos dezenas de “erros” gramaticais através da escrita ou da fala, “erros” que também são cometidos pelo nativo da língua inglesa.
Não me refiro aqueles erros horrorosos que alguns cometem, mas me refiro a erros comuns, “erros” que nem percebemos por que eles já fazem parte do nosso idioma, no inglês não é diferente.
A maneira mais efetiva de aprender inglês é ouvindo o inglês, não só o inglês, mas qualquer outro idioma. Cometemos um erro gravíssimo ao aprender primeiro a escrever e a ler para depois aprender a falar e ouvir, esta ordem foi invertida e é necessário que primeiro seja aprendido a falar e ouvir para depois ir para os demais passos, inclusive a gramática.
Sendo assim, prepare-se para estudar com músicas em Inglês.

O artigo será dividido em 3 partes:

Parte 1: Será apresentado quais são os 5 Tipos de músicas que você NÃO deve utilizar para estudar inglês!
Parte 2: Será apresentado 4 Dicas para que o seu estudo com Músicas em Inglês seja mais efetivo!
Parte 3: Serão listadas as #7 Músicas para Aprender Inglês que com toda a certeza se estudadas da maneira correta irão te trazer um resultado tremendo!

Hoje, você vai estudar a PARTE 1! Ok?! 

Parte 1: 5 Tipos de Músicas que você NÃO deve utilizar para estudar inglês!
 
#1 Músicas em inglês Rápidas
Se você ainda apresenta um nível de inglês em que é complicado compreender um nativo falando, é óbvio que ao ouvir uma música cantada em uma velocidade lenta não será tão fácil a compreensão, imagina uma música cantada de maneira rápida?
Músicas em inglês rápidas como os raps por exemplo, não podem ser utilizadas para serem estudas por pessoas que estão nesse nível porque as palavras, as expressões e as frases cantadas na música serão incompreensíveis, ou seja, não faz sentido nenhum estudar através de algo que está sendo incompreensível para você!
A sua dificuldade será aumentada, o acompanhamento da música entre letra e voz será praticamente impossível. Então se você ainda estiver no nível citado com toda a certeza o seu estudo não será produtivo se você utilizar músicas rápidas para estudar.
 
#2 Músicas que apresentam muitas Gírias (Slang)
Muitas pessoas pensam que para aprender inglês é necessário conhecer e falar todas as gírias possíveis alegando que os americanos utilizam muitas gírias no dia a dia, isso é um MITO ok?
Os americanos utilizam as gírias praticamente da mesma maneira que utilizamos, se alguém chega para falar com você cheio de gírias, a conversa se torna chata e você fica com más impressões da pessoa, o mesmo acontece com o inglês, se você chegar para alguém e conversar utilizando o tempo todo de gírias a conversa ficará desagradável.
É muito importante saber, conhecer, identificar e as vezes até falar as gírias, porém elas não são mais importantes do que conhecer o inglês formal e utilizado por todos.
Utilize músicas em inglês que apresentam 80% de inglês formal e 20% de inglês informal (gírias), dessa maneira você vai expandir o seu vocabulário tanto de uma maneira quanto da outra e será bem mais fácil compreender tudo o que está sendo falado pelo nativo.

#3 Músicas com muito barulho, com instrumentos mais altos que a voz
É importante evitar as músicas aonde os instrumentos são mais altos que a voz do cantor, estas músicas até os próprios americanos sentem dificuldade em compreender a letra cantada.
A intenção de estudar músicas em inglês é justamente de compreender o inglês, a partir do momento em que o inglês se torna difícil de se compreender não é possível estudá-lo.
Para estudar prefira as músicas mais suaves, mais simples, com melodias acústicas e que o foco seja a voz do cantor e não os instrumentos!

#4 Músicas que apresentam um sotaque diferenciado
Existem algumas bandas que cantam em inglês mas apresentam um sotaque bem difícil de ser compreendido pelo simples fato delas serem de outro país.
Sendo assim, procure ser seletivo nas músicas selecionadas para estudar, pois se você utilizar uma música que apresenta um sotaque difícil de ser compreendido o estudo não será produtivo, pois você terá que fazer dois esforços, o primeiro seria de compreender o sotaque e o segundo seria compreender o inglês.

#5 Músicas que você não goste
Tudo o que a gente gosta é mais divertido fazer, e estudar músicas em inglês pode e deve ser uma tarefa muito prazerosa, porém isso só será possível se a música estuda ser do seu gosto.
Não adianta você selecionar músicas apenas para estudar se você não gostar de ouvir a música em questão.
É bem melhor selecionar as músicas que você gosta e que estejam nos padrões para serem estudadas e estudar utilizando elas, não saia por aí pegando músicas que você não gosta para estudar, se você fizer isso poderá acontecer duas coisas.

1º.. Você irá aprender a gostar
2º.. Será um tédio ouvir e estudar a música

Faça as suas escolhas e estude ao mesmo tempo em que ouve suas músicas preferidas!
 
Até mais pessoal!

​Professor Carlos Eduardo Tardivo

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil