Espanhol - Idioma da atualidade
em 13 de Julho de 2020
A procura pelo aprendizado de uma segunda ou terceira língua, atualmente, é de fundamental importância para todo aquele que precisa aprender idiomas e/ou gostaria de manter-se atualizado. O mundo globalizado no qual vivemos estimula cada vez mais a busca por uma linguagem clara e que não dê margem à ocorrência de enfrentamentos linguísticos entre culturas distintas. Isso se deve ao fato de que saber falar espanhol vai além de conhecer as principais regras do idioma, implicando, pois, ainda, em conhecer o suficiente da cultura espanhola e da origem do idioma.
Segundo os dados fornecidos pelo Instituto Cervantes da Espanha, em 2015, quase 470 milhões de pessoas no mundo falam espanhol como língua materna, enquanto que o grupo de usuários potenciais da língua espanhola, no qual estão incluídos os falantes nativos da língua, os falantes de competência limitada e os aprendizes de espanhol como língua estrangeira, alcança a cifra de quase 559 milhões de “hispanohablantes” em todo o mundo. Além da Espanha, país onde se deu a formação da língua espanhola ou castelhano, totaliza em vinte o número de países na América Latina que têm o espanhol como língua oficial.
A dissolução das barreiras idiomáticas permite a aproximação e a inter-relação entre culturas e povos de origens distintas. Ao adentrar no universo da língua espanhola, o aprendiz de espanhol como língua estrangeira desenvolverá, gradualmente, inúmeras habilidades lingüísticas e comunicativas, capazes de fazê-lo compreender e falar o idioma, além de desenvolver a habilidade de leitura e elaboração de textos em espanhol. A compreensão adequada dos temas torna o aprendiz melhor apto a compreender as relações de fala e a desenvolver suas destrezas comunicativas.