Grandezas Físicas
Por: Christiane M.
19 de Fevereiro de 2018

Grandezas Físicas

Grandezas Escalares e Vetoriais

Ciências da Terra Ensino Médio Curso superior Concurso Vestibular Acompanhamento Escolar Preparação para o vestibular Vestibulandos Exatas

Grandezas Físicas

      Todo fenômeno físico que pode ser quantizado, ou seja, que pode ser medido por um instrumento, é representado por uma grandeza física. então a grandeza será utilizada para representar o fenômeno em termo de valores. Há dois tipos de grandezas na física, as chamadas grandezas escalares e as grandezas vetoriais. As grandezas escalares são representadas por um valor numérico apenas enquanto as grandezas vetoriais apresentam módulo direção e sentido. Essa é a definição classica dada em qualquer livro, mas vocês deve estar se perguntando e o que significa isso? Vamos a uma explicação mais prática para entender melhor.

      Imagina que uma pessoa chega para você e diz: "A temperatura hoje está uns 40 graus". Você entende que está quente, pois tempertura = 40 graus celsius. Essa é uma grandeza escalar, pois atribuindo a ela apenas um valor, ela faz sentido. Assim acontece com outras grandezas como por exemplo, massa, hora, tamanho, volume e outras. Tais grandezas são representadas apenas por uma letra. 

      Imagina agora que essa pessoa vira para você e diz: "Compra para mim um sorvete. A sorveteria fica a 300 m daqui". Você, que não conhece a região, logo responde:  "Ai ai ai, não conheçoce a região, eu não vou conseguir achar a sorveteria.". Porque isso acontece? Porque a grandeza posição é uma grandeza vetorial. Ela necessita de outras informações para representá-la para que ela passe a fazer sentido. Essa pessoa lhe informou apenas um valor (módulo) e não lhe indicou nem a direção e nem o sentido. Para a grandeza vetorial fazer sentido é necessário que todas as informações sejam dadas (módulo, direção e sentido). Nesse caso, a pessoa deveria dizer: "Ao Sair dessa residência (ponto de partida) siga nessa mesma rua por 300m (ela acaba de lhe informar a direção). Ah, siga no SENTIDO norte". agora sim, você consegue chegar ao seu destino, a sorveteria (ponto de chegada). Da mesma maneira que a posição é uma grandeza vetorial, há outras grandezas que são vetoriais como força, velocidade, aceleração e outras. Tais grandezas são representadas por uma letra e uma seta. A seta representará um vetor, para indicar que a grandeza é vetorial.   

      Espero que tenham entendido um pouco mais dobre essas grandezas e suas diferenças.       

R$ 90 / h
Christiane M.
Belo Horizonte / MG
Christiane M.
2,0 (1 avaliação)
Horas de aulas particulares ministradas 1 hora de aula
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Mestrado: Automática (Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG))
Venha fazer aulas de Matemática, Física, Cálculo
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil